on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Ferramentas para cortar arame

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Arames são, normalmente, usados em paisagismo e projetos caseiros para realizar uma variedade de tarefas como estacar árvores, cercar plantas para protegê-las de animais ou para criar limites. Quando trabalhar com arame, será necessário cortá-lo em comprimentos uniformes ou remover suas pontas. Existem várias ferramentas que podem ser usadas para cortar arames de diferentes grossuras.

Alicate de corte (aviation tin snips image by Christopher Dodge from Fotolia.com)

Alicate de corte

Um alicate de corte é uma ferramenta simples que serve para cortar arames finos. Esses alicates são como os normais, mas ao invés de possuir uma superfície chata para segurar objetos, eles têm uma lâmina afiada que pode cortar arame. Alicates de corte são pequenos, o que os torna bastante portáteis e práticos para cortar arame fino. Alguns alicates normais vêm com uma seção para cortar arame perto da junta da ferramenta, permitindo a eles servirem tanto para segurar objetos quanto para cortar.

Loading...

Tesoura para chapa

Tesoura para chapa é uma ferramenta similar ao alicate de corte, mas tende a ser maior, visto que foi feita para cortar placas de metal fino. Tesouras de chapa podem ser usadas para cortar tanto arames, quanto outros cabos que um alicate de corte normal não consegue cortar.

Serra

Uma serra é uma espécie de serrote que usa uma lâmina com dentes pequenos, permitindo a ela cortar metal. Serras são, normalmente, usadas para cortar através de objetos de metal sólido como barras, mas elas também podem ser usadas para cortar arames grossos. Ao cortar arame com uma serra, pode ser necessário segurar o arame em uma morsa para mantê-lo no lugar.

Corta-vergalhão

O corta-vergalhão é essencialmente uma versão maior e mais robusta de um alicate, que pode ser usado para cortar pedaços grossos de metal como parafusos e anéis de correntes. Quando você for cortar arames muito grossos ou vários pedaços de arame ao mesmo tempo, um corta-vergalhão pode economizar tempo e esforço. Enquanto alicates são pequenos e feitos para serem operados com a força da mão, corta-vergalhões devem ser operados com as duas mãos, garantindo um poder de corte muito maior. Corta-vergalhões também podem ser usados para cortar cadeados, correntes e arames de segurança robustos, como aqueles usados para prender bicicletas.

Serra-sabre

Uma serra-sabre é uma serra que usa uma lâmina reta que se move para dentro e para fora com grande velocidade. Ela pode ser utilizada com uma lâmina similar a de uma serra normal, permitindo a elas cortar metais muito rapidamente. Serras-sabre podem acelerar trabalhos, por exemplo, ao cortar telas de arame.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...