Mais
×

Ferramentas para cortar papelão

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O papelão, que refere-se a qualquer papel grosso ou reforçado, é difícil de cortar com uma tesoura manual convencional. Papelão ondulado pode ser especialmente duro por causa de sua camada interna com pregas. Embora estiletes sejam suficientes para trabalhos rápidos e fáceis, tarefas como fazer estêncil ou cortar várias folhas de papelão exigirão uma seleção mais especializada de ferramentas.

Um papelão de espessura variável pode ser cortado com muitas ferramentas (cardboard box image by MAXFX from Fotolia.com)

Guilhotina de papel

A guilhotina é simples e eficiente, consistindo apenas de um bloco de régua de medição e uma lâmina de corte operada a mão. Guilhotinas de papel podem fazer cortes retos através de várias folhas de papelão ou papelão ondulado. Guilhotinas vêm em vários tamanhos, incluindo 30, 45 e 60 cm.

Ferramenta rotativa

Ferramentas giratórias são compactas, operadas a mão e elétricas, comumente utilizadas para escarificação detalhada ou trabalho de corte. A maioria das ferramentas aceita vários tipos diferentes de broca (lâmina de serra, formão, tampão), geralmente de 0,3 ou 0,6 cm de tamanho. Equipada com uma lâmina de serra de dentes finos, uma ferramenta rotativa pode ser usada para cortar desenhos de estêncil complexos em uma folha de papelão.

Faca tangencial oscilante

Esta ferramenta é muito utilizada para corte de papelão para fins industriais ou comerciais. Alimentada por eletricidade ou ar comprimido, a faca motorizada da máquina pode cortar papelão, cortiça e até mesmo couro com facilidade. O operador controla o caminho da lâmina oscilante, de modo que possam ser feitos cortes ou padrões retos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article