Mais
×

Ferramentas para corte e furo de couro

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Artesãos que trabalham com couro costumam chamar o corte de couro com uma matriz de carimbo ou perfuração. Esse é um processo em que se perfura ou corta formatos no couro. Os perfuradores manuais geralmente têm bocas como os alicates ou precisam de ser usados com uma marreta. Alguns cortadores são mais pesados do que os outros, e podem ser usados em couro mais grosso, como o couro bovino. Outros mais leves só podem ser usados em couro mais fino, como o de pele de canguru. Você encontra os perfuradores em lojas de artesanato ou em lojas de materiais de construção.

Perfuradores de couro são como os de papel, porém com lâminas mais afiadas (hole punch image by robert mobley from Fotolia.com)

Perfurador de mola

Perfuradores de couro de mola se parecem com os de papel com exceção de que o de couro tem um furador removível que é parafusado em um dos lados do alicate. Muitos desses perfuradores têm molas que facilitam na hora de furar. Eles são feitos de aço prensado para que possam durar mais, e aguentar a pressão de furar couros grossos. Alguns possuem cabo ergonômico de borracha para dar mais conforto e evitar de escorregarem.

Perfurador rotativo

Perfurador rotativo se parece com um perfurador de molas, porém um dos lados possui uma roda com vários furadores. Os furadores rotacionam nesta roda e trava-se na posição que deixe o furador que se quiser utilizar alinhado ao outro lado do perfurador. Alguns perfuradores ainda permitem que se desparafuse e troque os furadores existentes na roda por outros. Se você estiver fazendo um padrão com furos diferentes, o perfurador permite que você troque de furadores de maneira rápida.

Furadores

Furadores são tubos de metal que são parafusados num perfurador rotativo ou de mola. Eles têm diversos tamanhos, e possuem um lado afiado e outro em rosca (como um parafuso). Eles têm diversos formatos como letras, estrelas, ou o furo redondo básico.

Perfurador

Há um perfurador de couro que se parece com um cinzel: com uma ponta afiada de um lado e uma superfície chata do outro. Coloca-se a ponta afiada no couro e bate-se com um martelo ou marreta no outro lado para furar o couro. Alguns perfuradores têm mais de um furador para ajudar o artesão a fazer furos em sequência com um espaçamento perfeito.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article