Ferramentas para curtir couro

Escrito por jessica kaufman | Traduzido por juarez jr.
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ferramentas para curtir couro
O processo de fabricação de couro requer ferramentas para remover os pelos e preservar a pele (leather image by Andrii Oleksiienko from Fotolia.com)

O processo de curtimento tem cinco passos básicos: preparar a pele, embeber e limpar, depilar, curtir e lubrificar e acabamento, com cada passo exigindo uma combinação diferente de ferramentas. A maioria dos métodos de curtimento requerem um raspador para remover a carne ou o pelo, um produto químico ou conservante para proteger a pele e diversas outras ferramentas para mantê-la no lugar ou para um propósito específico no processo de curtimento.

Outras pessoas estão lendo

Raspadores

Raspadores são usados ​​principalmente para remover a carne e os pelos da pele, antes do processo de curtimento. Dependendo da finalidade do couro, a remoção dos pelos pode não ser necessária, mas a carne deve ser removida para evitar a decomposição da pele. Para usar um raspador, a pele deve ser embebida em primeiro lugar e, em seguida, esticada em uma superfície plana ou em um barril grande, enquanto os tecidos conjuntivos e a gordura são raspados. Dois raspadores, um molhado e um seco, são utilizados no curtimento do couro. Os raspadores molhados tiram a carne molhada, as membranas e pelo do couro. Eles são feitos de lâminas de plainas de moinhos recicladas e são lâminas retangulares longas, retas com duas alças em cada extremidade. Uma lâmina reta ou uma faca podem ser utilizadas no lugar do raspador. Raspadores secos são utilizados somente no processo de raspagem seca, onde a carne, as membranas e os pelos são raspados do couro. Raspadores secos tradicionais têm um cabo de madeira longo com uma lâmina leve, fixada em um ângulo. O peso da lâmina e seu ângulo fazem o raspador mais fácil de segurar e evitam ele balance.

Produtos químicos e conservantes

Dependendo do método específico de curtimento ou processo escolhido, é necessário que uma substância química ou um agente conservante natural trate o couro. Os agentes conservantes naturais mais comuns são o sal e vinagre. Alguns produtos químicos comuns incluem alúmen de amônio, soda de lavagem, bórax, bicarbonato de sódio, álcool de madeira, terebintina, detergente de lavar louça, cal hidratada, ácido láctico e detergente de lavanderia. Muitos destes produtos químicos são utilizados nos processos de embebição e limpeza, curtimento, depilação, lubrificação e acabamento, enquanto alguns são utilizados com base no método de curtimento. A massa encefálica do animal também pode atuar como um conservante e é o método mais natural e mais antigo utilizado para o curtimento. Estes produtos químicos e conservantes param a decomposição e evitam a desidratação do couro.

Outras ferramentas diversas

Muitos métodos de curtimento de couro requerem um tipo específico de superfície para trabalhar. Os mais comuns incluem um grande barril para o tratamento e embebição e uma grande superfície plana para a preparação da pele, depilação e limpeza. Durante diferentes procedimentos no processo de curtimento de couro, pregos, pesos ou laços podem ser necessários para esticar a pele. Vários processos também requerem o uso pás, escovas ou panos, tais como durante os processos de limpeza ou de aplicação de conservantes e produtos químicos. Certos produtos químicos podem exigir um barril ou superfície de trabalho não metálicos, então, certifique-se de verificar todos os produtos químicos com cuidado para ver se eles não corroem metal ou o couro será deteriorado e os produtos químicos tóxicos irão derramar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível