×
Loading ...

Ferramentas para derreter ouro e platina

Atualizado em 20 julho, 2017

O derretimento de ouro e platina é essencial para alguns hobbies, como a criação de joias. Para fazer isso de forma correta, é preciso possuir as ferramentas adequadas. Antes de visitar uma loja especializada ou fazer compras online, você deve conhecer um pouco sobre os maçaricos, cadinhos e fornalhas necessários para executar o trabalho.

Ouro (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Maçaricos

Para derreter ouro e platina, você precisará de um maçarico a gás para usar junto com um tanque de oxigênio ou compressor de ar. Consulte as instruções do fabricante para montar o maçarico, já que o processo pode variar. As opções de gases combustíveis para o maçarico são hidrogênio, acetileno, propano e gás natural, que é uma combinação dos gases etano e metano. Para usar o mesmo maçarico para derreter ambos ouro e platina, você deve usar um bico com vários orifícios. Esse bico deve ser de encaixe em vez de soldado, pois as altas temperaturas necessárias para derreter a platina poderiam derreter também a solda e arruinar não apenas o seu maçarico, mas também o precioso metal.

Loading...

Cadinhos

Um cadinho é um recipiente usado para conter o metal enquanto ele derrete. Estão disponíveis em vários tamanhos e formatos, mas normalmente têm um formato de copo ou tigela. São comumente feitos de grafite e argila. Cadinhos de argila, porém, não devem ser usados para platina, uma vez que o metal retira o carbono do grafite, afetando a pureza do metal precioso e a estabilidade do cadinho. Uma alternativa a cadinhos de grafite são aqueles feitos de argila hessian da Alemanha ou de óxido de alumínio. O último é mais barato, mas também menos durável. Cadinhos quentes devem ser manuseados com a ajuda de uma pinça, juntamente com o uso de luvas e óculos protetores.

Fornalhas

Fornalha é um equipamento no qual o cadinho é colocado para aquecer até que o metal esteja derretido. Algumas fornalhas são elétricas, com uma bobina de aquecimento que envolve o cadinho. Outras usam ondas de rádio em um procedimento conhecido como derretimento por indução. Um terceiro tipo de fornalha trabalha junto com um maçarico, com um buraco na parte inferior onde o cadinho fica alimentando o maçarico, permitindo que sua chama derreta o metal.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...