Ferramentas de diagnóstico para hardware de PC's

Escrito por dan keen | Traduzido por jorge s. dias
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ferramentas de diagnóstico para hardware de PC's
Uma placa de diagnóstico de hardware

Os computadores tornaram-se uma parte importante da vida empresarial e pessoal. Podem nos tornar mais produtivos, nos conectam a conhecimento e recursos quase ilimitados, e podem nos entreter e educar. Como qualquer dispositivo elétrico ou mecânico, no entanto, os componentes podem quebrar. No mínimo uma falha do computador pode ser inconveniente, e no pior caso pode afetar as operações de negócios. Existem várias ferramentas de hardware e software para ajudar a diagnosticar e solucionar problemas de falhas do computador.

Outras pessoas estão lendo

Componentes de Hardware

Embora um PC venha em um gabinete único, é composto de muitos circuitos eletrônicos individuais e dispositivos mecânicos, tudo funcionando perfeitamente junto. Entre os componentes de hardware que as ferramentas de diagnóstico devem testar para falhas estão o microprocessador, a memória RAM, memória de vídeo, discos rígidos (HD), drives de CD/DVD, drives de disquetes, o monitor, placa de vídeo, placas de rede, modem, placas de som, teclado, mouse, portas USB, portas seriais e portas paralelas.

Ferramentas de diagnóstico de software

Empresas como a PC Diagnostics (http://www.pc-diagnostics.com) têm programas de software no mercado que podem ser executados no Windows, em modo DOS, e até mesmo sob o sistema operacional Linux. O computador é geralmente inicializado com um disquete do produto de software de diagnóstico, um CD ou um drive USB especial. O programa executa testes de diagnóstico no PC. Tais programas são projetados para serem fáceis de usar e oferecem instruções claras e menus simples ​​para executar os testes de hardware e explicar os relatórios gerados.

Ferramentas de diagnóstico de hardware

Softwares de diagnóstico podem nem sempre funcionar se o computador tem certas falhas críticas, por exemplo, um PC com uma placa-mãe "morta". Produtos como o P.H.D. PCi2 (http://www.uxd.com/rhdpci2.shtml) são placas de circuitos que podem ser inseridas em um computador para uma extensa medida de solução de problemas. Eles irão realizar testes na placa-mãe a nível de componentes. Isolar os defeituosos é muito mais rápido do que o método demorado de "trocar" as peças. As placas de circuito de diagnóstico podem render resultados do teste em apenas cinco minutos. Estas placas contêm suas próprias ROMs e não necessitam de dispositivos de inicialização externos ou o sistema operacional do computador. Por não dependerem de um SO, quaisquer conflitos de drivers são eliminados, assim como muitos outros problemas potenciais. PCs com defeito que não podem ser diagnosticados por programas utilitários de software podem se beneficiar de placas de circuito de diagnóstico.

Ferramentas de diagnóstico para hardware de PC's
Uma placa de diagnóstico de hardware

Problemas intermitentes

Problemas que ocorrem de forma intermitente podem ser difíceis de identificar. Utilitários de hardware e software de diagnóstico muitas vezes vêm com um recurso que realiza testes que ajudam a identificar problemas intermitentes. Essas ferramentas podem ser de valor inestimável para identificar tais falhas frustrantes. Por exemplo, se um teste rápido de memória não pode pegar um erro, então os utilitários realizam um teste de estresse para testar mais extensivamente a RAM de forma a revelar mais do que uma checagem padrão.

Software gratuito de diagnóstico

Apesar de não serem tão extensos como os métodos de diagnóstico acima mencionados, existem utilitários de software de diagnóstico gratuitos disponíveis que realizam testes básicos de desempenho do PC. Estes são o Optimize (http://www.pcpitstop.com) e o PC Doc Pro (http://www.pcdocpro.com/pcdiag.html?gclid=COep3ryVrZwCFdVL5QodgX5ljg).>

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível