Ferramentas especiais para motos

Escrito por tom lutzenberger | Traduzido por felipe minéu
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ferramentas especiais para motos
Motor de moto (moto image by Renato Francia from Fotolia.com)

Se você já consertou uma motocicleta velha, provavelmente, descobriu depois de algumas vezes que não é um trabalho tão difícil. Dependendo do fabricante, você basicamente precisa ter um conjunto métrico ou padrão de chaves e soquetes, chaves de fenda, martelos, um espaço de trabalho, luz e alavancas. Você precisa ter cerca de cinco ferramentas especiais em vários modelos. Hoje, a lista é muito maior. E sem estas ferramentas especiais, você não será capaz de fazer os reparos na sua moto sozinho.

Outras pessoas estão lendo

O kit sangria de freios hidráulicos

Uma parte essencial da criação de seu kit de freio hidráulico, o kit de sangria, é o que permite que você termine o trabalho e puxe o ar remanescente da mangueira hidráulica antes de ligá-la. Se o ar permanece na mangueira, o sistema de freio não funcionará e a alavanca de acionamento ficará esponjosa. O fluido precisa de um vácuo completo para criar a sua pressão e poder de travagem. O kit de sangria permite drenar o líquido com segurança até que todo o ar se esvaia.

A ferramenta de quebra de cadeia

Muitas motocicletas são acionadas por cadeias de acionamento. No entanto, as cadeias de hoje não têm uma ligação mestra. Eles são o mesmo projeto de ligação. Então, como um reparar a cadeia e tirá-la? Muitos manuais dizem para remover o braço oscilante, mas isso resulta em uma grande quantidade de trabalho desnecessário. A ferramenta de quebra de cadeia permite que você escolha um ponto para quebrar a cadeia e removê-la. Em seguida, basta arrastar a nova corrente, fixar as extremidades restantes fechadas com uma ligação mestra, e a cadeia estará completa novamente.

Removedor de rolamento/Kits de direção

Motores das motos, atualmente, contam com rolamentos para suas partes rotativas - e esses rolamentos são instalados firmemente em caixas de motor feitas de alumínio. Essa é uma mistura horrível se alguém tentar remover ou instalá-los com força bruta. Ou o rolamento será torcido e perderá sua utilidade, ou a caixa irá rachar. Puxadores de rolamento permitem uma força precisa a ser aplicada na instalação e remoção, de modo que o trabalho não cause danos as partes. A maioria dos kits vêm em vários tamanhos para atender a maioria dos rolamentos principais envolvidos.

Divisores de caixa, puxadores de volante e puxadores de engrenagens

Mais uma vez, a força bruta pode arruinar caixas de motor perfeitamente bons. No entanto, algum tipo de força é necessária muitas vezes para abrir uma caixa de motor ou remover uma engrenagem. Divisores de caixa, puxadores de volante e puxadores de engrenagens fazem o serviço sem danificar a caixa do motor. Todas as três ferramentas são projetadas para desempenhar a sua função em pontos-chave, direcionando a força para áreas seguras e evitando fraturas ou rachaduras na caixa do motor. Um proprietário geralmente precisa encontrar a ferramenta certa que coincide com o motor, já que muitos desses tipos de ferramentas são feitos especificamente para alguns modelos - incluindo puxadores de volante, em particular.

Instaladores de cambota e pistão

A cambota e o pistão são peças frágeis do motor que exigem extremo cuidado ao serem manuseadas. Instaladores de cambota e pistão permitem a instalação puxando a peça no lugar sem aplicar força de impacto para a parte do motor. Isso preserva a integridade da cambota ou pistão. O extrator da cambota normalmente se parafusa à extremidade da cambota da motocicleta e a puxa para dentro do rolamento do motor principal na caixa. O puxador de pistão puxa a cavilha do pistão pelo o seu rolamento, extremidade da cambota e pelo corpo do pistão para fixá-la na extremidade da cambota.

Muitas outras ferramentas existem

A lista não é exaustiva, e há muitas outras ferramentas especiais, dependendo do modelo da motocicleta. Os fabricantes costumam fornecer ferramentas específicas através de distribuidores, fornecedores e, por vezes, fazem a reposição de itens limitados também. Para ferramentas vintage, você pode precisar procurar e tentar vendas pessoais ou no eBay. Paciência é a chave; não se apresse e você pode completar um conjunto mecânico inteiro para sua moto.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível