Ferramentas para projéteis de pedra polida do Neolítico

Escrito por carla jean mckinney | Traduzido por daniel tamayo
Ferramentas para projéteis de pedra polida do Neolítico

Ferramentas do neolítico eram usadas para fazer pontas de flechas e lanças

Photos.com/Photos.com/Getty Images

O Neolítico, ou Nova Idade da Pedra, o período da história humana iniciado por volta de 9500 a.C., viu o desenvolvimento de sofisticadas ferramentas feitas de pedra e outros materiais. Estas ferramentas eram usadas para fazer diversos objetos, variando de machados de pedra para limpar a terra até projéteis para caçar e para defesa pessoal, como pontas de flechas e lanças.

Outras pessoas estão lendo

Sociedades do Neolítco

O período do Neolítico se refere ao último de uma série de estágios da Idade da Pedra, quando rochas eram usadas para fazer ferramentas, armas e outros objetos conforme as culturas ao redor do mundo passavam por uma mudança: iam do estilo nômade caçador a uma vida mais sedentária, dependente de agricultura e animais domesticados. Os estudos dos povos, escavações de acampamentos e sítios arqueológicos do período revelou diversas ferramentas e objetos, além de objetos de arte como figuras entalhadas e decorações. Em estágios posteriores do Neolítico, a pedra deu lugar ao bronze como material de fabricação de ferramentas e utensílios, mas diversas relíquias da cultura do Neolítico demonstram a complexidade das ferramentas da Idade da Pedra.

Fabricação de ferramentas

Apesar das evidências dos artefatos sugerirem que algumas culturas do Neolítico, particularmente na China, podem ter utilizado metais para fabricação de ferramentas e obras de arte, a principal marca desse período é o uso sofisticado da pedra para diversas funções. Os artesãos do período faziam objetos que iam de machados de pedra e pontas de projéteis até ferramentas de osso e chifres, que eram usadas para moldar, refinar e afiar.

Projéteis de pedra

As pontas de projéteis, incluindo pontas de flechas e lança, eram feitas de pederneiras e outras pedras. Usando ferramentas manuais para entalhar as pedras e criar uma borda afiada e serrada, os artesãos de armas do período também usavam utensílios feitos de chifres para moldar e refinar as pontas, que eram então bastante polidas, uma característica do estilo do período.

Outros usos de ferramentas

Além de sua aplicação na fabricação de armas, as ferramentas de pedra do Neolítico eram usadas para aplicações domésticas como fabricação de roupas e limpeza de terreno. Ancinhos de osso e pedra, agulhas, enxadas e machados foram encontrados nos acampamentos do Neolítico por todo o planeta, indicando um alto nível de habilidade para fazer ferramentas com diversas funções.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media