Mais
×

Ferramentas para retirar argamassa de baixo do azulejo

Atualizado em 17 abril, 2017

Junto com a remoção de papel de parede para os praticantes da bricolagem, a retirada de azulejo e sua argamassa pode ser uma verdadeira dor de cabeça. Em muitos casos, tirar o azulejo significa metade do trabalho. A argamassa que fica por baixo requer tanto quanto - senão mais - trabalho para ser removida. Diversas opções de ferramentas estão disponíveis para retirar a massa, deixando a tarefa mais administrável e com um melhor custo benefício.

Argamassa thinset em uma parede (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Martelo e marreta

Dependendo do tipo de projeto, um simples martelo e um cinzel são suficientes para remover o thinset debaixo do azulejo. Em outros casos, onde a massa é mais espessa, mais densa ou mais difícil de retirar, uma pequena marreta é requerida junto com o cinzel.

Talhadeira

As empresas de ferramentas fabricam tipos de cinzel, e os de cabeça mais plana, chamados de talhadeira, são recomendados para a remoção de thinset espesso, em áreas grandes e de substratos variados. A cabeça dessa talhadeira pode ter vários centímetros de largura. Já os cinzeis menores são recomendados para cantos de difícil acesso, onde uma delicadeza adicional é necessária.

Martelete rotativo

A melhor ferramenta para a retirada de argamassa é martelete rotativo. Com um mecanismo de pistão que, repetidamente, bate a broca na superfície, esse equipamento exclui o uso dos tradicionais martelo e cinzel. É recomendado para a retirada de argamassa em substratos de concreto, além de acelerar o processo de remoção, economizar dinheiro e bolhas nas mãos (resultantes do uso de martelo e cinzel).

Raspador de piso

As raspadores de piso limpam os resquícios de massa deixados para trás nos primeiros estágios do processo de demolição. Esse material foi projetado para a remoção de detritos e varia de tamanho, indo dos manuais e longos de 30 cm com lâminas de 10 cm, até os maiores e pesados com lâminas de 20 cm. Os raspadores requerem muito esforço, mas o resultado - um piso extremamente limpo e livre de massa - é gratificante.

Esmeriladeira angular

As esmeriladeiras angulares equipadas com lâminas compostas ou diamantadas podem funcionar com o thinset que está, particularmente, bem grudado em superfícies de cimento. Esmerilhar pode ser a sua única opção nesses casos, esteja a massa grudada no drywall ou em adesivos de cimento.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article