Ferramentas do rolamento da caixa de direção de uma moto Honda

Escrito por john willis | Traduzido por henrique monsanto pohl
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Rolamentos da coluna de direção são fundamentais para as manobras de sua motocicleta. Com o uso, eles se desgastam, criando uma folga na mesa: a ligação do garfo dianteiro e o conjunto da roda ao chassi da moto. Para inspecionar, lubrificar ou substituir rolamentos da sua Honda, seu trabalho será mais fácil com algumas ferramentas especializadas.

Outras pessoas estão lendo

Ferramentas de mecânico

Você precisa começar com um conjunto básico de ferramentas de mecânico, incluindo um conjunto de chaves métricas soquetes. Um braço de alavanca (a chave de soquete de cabo longo) é útil porque lhe dá alavancagem extra. Uma chave de impacto também é recomendada para soltar parafusos que estão muito presos, ao invés de espaná-los. Você vai precisar também de uma variedade de chaves de fenda.

Ferramenta de direção específica para tirar os parafusos da Honda

Para ter acesso aos rolamentos de direção, você tem que remover a árvore tripla. Hondas mais velhas, em particular, tendem a ter um parafuso especial que ajuda a prender a árvore. Ele era de alguns centímetros de diâmetro, fino e entalhado nas bordas. Nenhuma chave normal irá removê-lo. No entanto, a Honda fabrica uma ferramenta específica para remover este parafuso. Se você tem sua bolsa de ferramentas original, você vai tê-la. Caso contrário, você pode comprá-la em um revendedor.

A alternativa

Se você não conseguir a ferramenta Honda, você pode cuidadosamente soltá-lo. Use chave de fenda grande ou similar e coloque a ponta na estria de um dos entalhes, de tal forma que você vai estar girando o parafuso no sentido anti-horário para soltá-lo. Dê-lhe algumas batidas com um martelo, até que ele se solte. Tenha cuidado. Embora essas ferramentas funcionem, eles são muito mais propensas a danificar o parafuso. O método é improvável de causar dano funcional, mas pode estragar e amaçar a peça.

Soquetes para o parafuso principal

O parafuso principal na árvore tripla varia de modelo para modelo, mas ele tende estar entre os maiores parafusos da moto. Um conjunto de soquete métrico padrão pode não ser grande o suficiente, portanto certifique-se de que tem o tamanho correto. Usar uma chave inglesa não é aconselhável. Isso funciona na teoria, mas é muito mais provável que você arredonde as bordas do parafuso, que geralmente é cromado e ornamental, pois é muito visível.

Ferramentas de sacar o roamento

Você pode estar substituindo apenas os rolamentos de esferas e reaplicando graxa. Isso pode dar mais vida a um rolamento antigo. No entanto, se as próprias pistas de rolamento estão gastas ou você simplesmente deseja atualizar os rolamentos, você vai querer reinstalar rolamentos de rolos cônicos, que têm muito mais área de contato, para que eles funcionem melhor. Isto requer a remoção do antigo e inserção dos novos rolamentos cônicos. Rolamentos novos tendem a entrar muito apertados. Eles não têm rosca. Eles apenas se encaixam, muito confortavelmente, e são imprensados no lugar por uma capa e por um parafuso - , uma outra capa e uma mesa base na parte inferior da cabeça. Para removê-los, você vai precisar de um punção de aço de algum tipo. Para uma haste de aço, cerca de 30 cm e de 65 mm 94 mm de diâmetro funcionaria (ou algo semelhante). Uma chave de fenda muito grande e forte pode funcionar. Você vai colocar a ferramenta na cabeça do parafuso contra a parte inferior dos rolamentos e bater neles com um martelo. Um lubrificante penetrante é recomendado

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível