Ferramentas de teste de esforço para bancos de dados

Escrito por nicole martinez Google | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ferramentas de teste de esforço para bancos de dados
Há várias ferramentas para testar o seu banco de dados (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Como qualquer computador, um servidor pode ter um mau desempenho ao executar vários processos ao mesmo tempo, especialmente se forem complexos. As ferramentas de teste de esforço permitem ao usuário, como o administrador do servidor, monitorar a qualidade de reação do sistema de gerenciamento de um banco de dados (e do servidor no qual ele está instalado) através da simulações de vários processos simultâneos. Ao realizar os testes, os administradores podem realizar as alterações apropriadas para melhorar a eficiência do programa antes de empregá-lo em um projeto de grande escala.

Outras pessoas estão lendo

DTM DB Stress

Esse utilitário testa partes do servidor, aplicativos, gerenciadores de bancos de dados (DBMS) e servidores em sistemas Windows (XP, Vista e 7; Server 2003 e 2008). O "DTM DB Stress" fornece relatórios e estatísticas após a realização do teste de esforço. Além disso, os usuários podem automatizar o processo digitando comandos em um prompt. O software também permite o agendamento de testes futuros.

Os usuários podem baixar e usar uma versão de avaliação da ferramenta, limitada a duas tarefas (testes) por projeto; o software aconselhará o usuário a adquirir a versão completa 30 segundos após o inicio de um projeto e ao fechar o programa. Pode-se comprar as versões "Standard" e "Professional". Há uma versão "Professional" que inclui plugins. Por último, é possível adquirir um pacote anual de suporte e atualizações.

Hammerora

Os administradores de bancos de dados podem usar o "Hammerora" para fazer testes de carga em servidores MySQL e Oracle (8i, 91, 10g e 11g). Esse é um utilitário de código aberto e está disponível gratuitamente no site SourceForge, que também pode ser utilizado para fazer solicitações no fórum oficial de suporte. O "Hammerora" funciona em servidores Windows e Linux. Steve Shaw, um especialista em informática e administrador de bancos de dados com grande experiência no Oracle, criou essa ferramenta originalmente para testar servidores dessa marca e, posteriormente, adicionou o suporte para MySQL. Além do servidor e do banco de dados, os usuários podem testar entornos HTML. O programa inclui simulações pré-estabelecidas que os usuários podem utilizar para testar os sistemas imediatamente após sua instalação.

Os administradores de bancos de dados podem usar o editor padrão para carregar, salvar ou converter um arquivo de traço para criar um script escrito em TCL ("Tool Command Language"), a linguagem que o software utiliza para interagir com bancos de dados Oracle e MySQL.

Benchmark Factory

O "Benchmark Factory" é uma ferramenta de teste de carga de bancos de dados criada pela "Quest Software". Os usuários podem usá-la para testar a eficiência dos bancos de dados após realizar alterações no hardware ou software, e também para monitorar o desempenho do sistema antes de efetuá-las. O "Benchmark Factory" possibilita a realização de testes que simulam uma atividade de banco de dados real imediatamente.

O software está disponível para Oracle, SQL Server, DB2, Sybase, MySQL e outros bancos de dados nos sistemas operacionais Microsoft Windows (XP Professional, Vista e Windows 7) e Windows Server (2000, 2003 e 2008) . Os requisitos do sistema para que o software funcione corretamente são 512 MB de RAM e 120 MB de espaço no disco rígido.

Os usuários podem baixar uma versão de avaliação do "Benchmark Factory" após criar uma conta no site ou entrar em contato com o suporte para negociar o preço e adquirir uma licença.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível