×
Loading ...

Ferramentas de torno para usinagem de borracha

Maquinistas têm de usar diferentes ferramentas, a fim de fazer peças mecânicas. Mesmo que muitas partes sejam feitas de metal, a borracha é um material comum que os maquinistas podem ter de trabalhar. Se você usará um torno com borracha, então é importante que você use as ferramentas certas.

É possível utilizar borracha em um torno mecânico, se você tiver cuidado (lathe image by Andrey Kiselev from Fotolia.com)

Torno mecânico

O torno é a principal ferramenta que você usará. Simplificando, um torno mecânico é uma máquina que prende duas extremidades do material a ser moldado e então, quando é ligado, o torno gira o material. Enquanto o material gira você pressiona uma ferramenta contra ele, criando uma ação de corte. Esta ação de corte molda o material, fazendo-o assumir uma forma diferente. Isto pode ser feito com passos do pneu, mas também pode ser feito com as pernas de uma cadeira e até mesmo os parafusos de metal.

Loading...

Ferramenta de corte

A segunda parte da equação quando se utiliza um torno é a ferramenta de corte efetivo. Aqui a borracha influencia, é importante que você utilize algo muito afiado. A borracha por sua própria natureza é resistente e flexível, e até mesmo a borracha densa pode ser antes de permitir que o ponto, ou a borda, corte-a em alguma forma. Uma dificuldade com este material é que ele dobrará ou esticarpa enquanto está sendo moldado, enquanto você corta é preciso manter-se atento à essa dificuldade.

Resfriamento

Uma maneira de trabalhar com a borracha é esfriá-la. Se a borracha é refrigerada torna-se mais dura, mas também mais frágil. Usando produtos como gelo seco ou freezers industriais, você pode endurecer a borracha, a ponto de sua elasticidade natural ficará balanceada e você poderá cortá-la com mais facilidade. Se você esfriá-la de mais, a borracha vai tornar-se tão frágil que irá quebrá-la ao invés de cortá-la. É um trabalho delicado e às vezes pode precisar de um pouco de experiência.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...