Mais
×

Ferramentas usadas no banho de ouro

Atualizado em 17 abril, 2017

O banho de ouro (também chamado de douração ou folha de ouro) oferece um literalmente um "toque de ouro" a muitas estátuas douradas, móveis com detalhes a ouro, espelhos com molduras de ouro e muitos outros objetos de decoração. A prática dessa técnica acontece pelo menos desde 3000 a.C. no Oriente Médio e 2250 a.C. no Egito. Os douradores daqueles tempos e de agora usam diversas ferramentas para fabricar e fazer a aplicação das folhas de ouro.

O banho de ouro pode ser usado para decorar objetos de madeira, metal, vidro e muitos outros materiais (gold leaf cross image by Carbonbrain from Fotolia.com)

Ferramentas de fabricação

De acordo com o site Tallo Gold Leaf, o processo de fabricação começa com o derretimentos do ouro em barras, que requer o uso de um cadinho (ou crisol) - um recipiente resistente ao calor, normalmente feito de metal - e de pegadores resistentes ao calor.

Esse processo também faz uso de diversas ferramentas de martelar. O primeiro estágio faz o uso de máquinas que transformam as barras de ouro em cintos. No estágio intermediário, o ouro é martelado à mão com um martelo de 1,8 kg. No último estágio, mais uma máquina é usada para afinar o ouro e transformar ele em uma folha com a espessura desejada.

As ferramentas de corte também aparecem durante a fabricação. Um cortador de bandas corta os cintos de ouro em peças de 90 mm x 95 mm nos primeiros passos do processo. Depois, os fabricantes usam tesouras afiadas para cortar as folhas de ouro em quadrados de 30 mm x 30 mm chamados de "derrames".

A "ponta" ou pincel

A "ponta" - um pincel achatado de zibelina - é uma ferramenta essencial na aplicação da folha de ouro.

As pontas são usadas para aplicar a cola ou adesivo no objeto que está recebendo o banho de ouro. De acordo com a Sociedade para o Design Gráfico Ambiental norte-americana, um adesivo "à base de óleo" se refere a colas semelhantes a vernizes. Os adesivos "de argila" se referem a colas feitas com argila e pele de coelho. Adesivos à base de água usam água e gelatina para colar as folhas de ouro em superfícies de vidro.

As pontas também podem ser usadas para a aplicação de outras substâncias que ajudam na adesão das folhas de ouro. O site Gilding Studio explica que a solução de dourador, feita de água, cola e álcool, ajuda a folha de ouro a grudar em adesivos de argila, já que ela umedece a argila imediatamente antes da aplicação da folha. Nos projetos em objetos de madeira, as pontas são usadas para aplicar o "gesso", uma substância parecida com o gesso de parede feita com carbonato de cálcio, adesivo e água, para criar uma superfície lisa onde a folha de ouro possa ser colocada.

Como explica Gilding Studio, depois que o adesivo e as substâncias acompanhantes são aplicados, a ponta ainda úmida é usada para colocar a folha de ouro sobre o adesivo molhado e fazer uma pressão leve. Uma ponta, então, é usada pra aplicar a goma-laca, uma resina fina usada como selante para proteger os objetos banhados a ouro da luz e do contato.

Almofada ou faca de dourador

De acordo com a Sociedade dos Douradores, a almofada e a faca de dourador são usadas para manipular e cortar a folha de ouro antes da sua aplicação. As almofadas de dourador vêm em diversos tamanhos e normalmente são feitas de camurça ou outro material espesso. As facas de dourador tem bordas ásperas e são usadas para cortar as folhas de ouro nos formatos desejados, enquanto ela fica apoiada sobra a almofada.

Lustradores

Os lustradores são usados para dar mais brilho a uma peça depois que a folha de ouro já foi aplicada. De acordo com o site Calligraphy Skills, os lustradores têm uma pedra em uma das suas extremidades, normalmente feita de ágata (um tipo de quartzo) e angulada na forma de um cotovelo. Essa pedra é friccionada sobre a superfície da peça folhada para polir o ouro.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article