×
Loading ...

Ferramentas usadas na construção da Grande Pirâmide

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A Grande Pirâmide do faraó Quéops, em Gizé, é a maior das Sete Maravilhas do Mundo, mas os métodos exatos para sua construção estão cercados em mistério. Apesar disso, os arqueólogos acreditam que os construtores originais usaram talhadeiras de cobre, alavancas de madeira e bronze e serras de ligas de cobre. Acredita-se que a pirâmide, que consiste aproximadamente 2,5 milhões de blocos de pedra, deve ter sido construída ao longo de um período de 20 anos, por uma força de trabalho de 100.000 homens.

Foram usadas talhadeiras de cobre e níveis de madeira na construção da pirâmide do Egito (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Extração

Os métodos de extração usados para remover as pedras como granito e calcário do solo ainda estão sob estudos, de acordo com Donald Redford, professor de estudos da Antiguidade Clássica e Mediterrânea, na Universidade Estadual da Pensilvânia, EUA. O professor Redford contou à revista Science Daily que existem algumas evidências do uso de talhadeiras de cobre para extrair arenito e calcário, e que uma rocha ígnea escura e resistente, formada a partir das erupções derretidas, foi usada como ferramenta para remover o granito das pedreiras de Aswan. A câmara do faraó Quéops foi feita completamente do granito de Aswan.

Loading...

Blocos de construção

Os estudiosos acreditam que alavancas de madeira e bronze foram usados para ajeitar os blocos de pedras na posição dentro da pirâmide. Essa teoria foi elaborada porque, de acordo com o autor e palestrante sobre arqueologia egípcia, Ian Shaw, os egípcios não usavam gruas. As alavancas permitiam que as pessoas levantassem cargas pesadas com menos esforço.

Utensílios de corte

Nenhum remanescente dos equipamentos para perfuração usados para preparar as pedras usadas nas pirâmides foi encontrado. Os egiptólogos só podem especular. Uma teoria é que serras de liga de cobre foram usadas na construção. Areia de quartzo pode ter sido colocada entre a borda cortante da serra e o granito, para fortalecer e conservar o instrumento, que de outra forma seria rapidamente desgastado.

Rampas

O professor Redmond nota que rampas foram usadas para posicionar as pedras na pirâmide. Essas rampas, na falta de equipamento pesado, tornavam o transporte das pedras relativamente fácil. Elas foram construídas com tijolos de argila e revestidas com gesso, para endurecer a superfície, tornando-as mais seguras para as equipes de construção.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...