Mais
×

Ferramentas usadas para esculpir metal

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Ferramentas são essenciais para um artista ou artesão na maioria das áreas que lidam com a mudança da densidade ou forma de um objeto sólido. Isto aplica-se especialmente a metais, em que é preciso tipos específicos de ferramentas combinadas com calor para realizar um trabalho adequado. Alguns escultores de metal fazem suas próprias ferramentas específicas, mas existem algumas que são muito versáteis por sua utilidade.

Algumas ferramentas são essenciais para esculpir metais (metal image by Katarzyna Szura from Fotolia.com)

Maçarico de oxicorte

O maçarico de oxicorte é a principal ferramenta de um escultor de metal, já que aquece o metal que está sendo trabalhado e lhe permite moldar, dobrar, martelar e esculpi-lo a seu gosto. Essa ferramenta atinge uma temperatura máxima de 3866 °C, necessária para esculpir certos metais. Usado conforme as dicas específicas, a intensidade e a direção da chama do maçarico de oxicorte podem ser reguladas de acordo com o trabalho que está sendo realizado. De certa forma, o maçarico se torna um pincel de esculpir, mas ao invés de pintar, ele derrete o metal. Para usar essa ferramenta, deve-se ter o treinamento adequado, luvas e uma máscara para proteção.

Estacas para chapas metálicas

Finas, mas fortes, muitas vezes peças de metal oblongas ou estranhamente moldadas são usadas ​​por escultores para ajudar a dobrar o metal ao trabalhar com formas ou projetos específicos. Essas ferramentas são chamadas de estacas para chapas metálicas e são usadas​​, em conjunto com uma variedade de martelos, para dobrar e torcer o metal na forma desejada. Muitas destas estacas são feitas por um escultor de chapa ou artesão para trabalhar o metal de forma específica. Por exemplo, estacas de metal para chapeação de automóveis são chamadas de tassos e são moldadas de tal forma que podem ajudar chapear corretamente o exterior de um automóvel.

Martelos

Uma grande variedade de martelos é usada ​​para martelar o metal quente em determinadas formas, e também é usada ​​juntamente com estacas de metal para esculpir metais quentes na direção desejada. Às vezes, usa-se ​​martelos para bater um carimbo ou gravar um nome em um pedaço de metal quente; ou para erguer ou dobrar outras áreas do metal. Com a tecnologia, inventou-se os martelos elétricos para poupar os braços, pulsos e ombros de escultores de metal do trabalho árduo. Muitos desses martelos elétricos foram engenhados para martelar continuamente com a ajuda de ar comprimido ou de energia elétrica.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article