Saúde

O que é ferritina?

Escrito por roma lightsey | Traduzido por aline cortez
O que é ferritina?

O nível de ferritina no sangue mostra quanto ferro há estocado no organismo

Thinkstock Images/Comstock/Getty Images

A ferritina é uma proteína que se liga ao ferro, complexando a maior parte do mineral no organismo. Essa proteína é encontrada no fígado, nos músculos esqueléticos e no tutano dos ossos. Apenas uma pequena quantidade é encontrada no sangue. O nível de ferritina no sangue indica quanto ferro há estocado no organismo.

Por que a ferritina é importante

Os níveis de ferritina indicam se o indivíduo está com anemia ou com alguma inflamação. Os resultados de outros exames mostrarão o tipo e a causa da anemia posteriormente. O exame de sangue também serve para mostrar se há ferro em excesso ou para avaliar se uma suplementação adotada está funcionando. O ferro é indispensável para a produção de células vermelhas.

Causas de resultados laboratoriais alterados

Níveis elevados de ferritina podem indicar doença hepática alcoólica, intoxicação por chumbo e linfoma de Hodgkin. Transfusões frequentes de células sanguíneas podem também aumentar os níveis da proteína. Nem todas as anemias provocam níveis baixos de ferritina. Tanto a anemia hemolítica (devida à destruição de células vermelhas) quanto a anemia megaloblástica (na qual as células vermelhas têm forma e tamanho irregulares) elevam seus níveis. Níveis baixos de ferritina podem ser causados por sangramento prolongado do trato digestivo, má nutrição e anemia por deficiência de ferro. Fluxo menstrual intenso e absorção inadequada de nutrientes nos intestinos também podem ser causas.

Resultados laboratoriais normais

Os níveis de ferritina são medidos em nanogramas por mililitro (ng/ml). Níveis normais em homens estão na faixa de 12 a 300 nanogramas por mililitro. Em mulheres, na faixa de 12 a 150 nanogramas por mililitro. Um nível normal baixo pode mesmo assim indicar que não há ferro suficiente e, nesse caso, o médico deve prescrever um suplemento.

Como é feito o exame

Para avaliar os níveis de ferritina, retira-se sangue de uma veia com uma pequena agulha. Um elástico é colocado na parte superior do braço para tornar a veia mais saliente. O sangue é transferido para um tubo de plástico com tampa vermelha. Um pequeno curativo é colocado no local onde foi inserida a agulha. Resultados mais precisos são obtidos quando o paciente fez jejum de oito horas.

Os dez alimentos mais ricos em ferro

Em casos leves, o médico pode indicar apenas o consumo de mais alimentos ricos em ferro. O website WEBMD diz que os seguintes alimentos são as melhores fontes de ferro: carne vermelha, gema de ovo, vegetais de folha verde-escura, como espinafre e couve, e fígado. Frutas secas, como ameixas e passas, cereais enriquecidos com ferro, alcachofra, feijão, lentilha, miúdos de peru e de frango, ostra, moluscos e vieiras também são ricos em ferro. Para uma melhor absorção, alimentos ricos em ferro devem ser consumidos com fontes de vitamina C, como frutas cítricas. Suplementos vitamínicos especializados não devem ser tomados sem recomendação médica, pois pode ocorrer intoxicação por ferro.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media