Mais
×

Como usar um ferro a vapor sem água

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Muitas pessoas usam um ferro a vapor em vez de um ferro comum para passar suas roupas. O vapor altera a forma dos fios mais rápido do que o ferro seco. Embora alguns tecidos, como algodão, requeiram o uso do vapor para remover os amassado, outras fibras se soltam, perdem ou mudam de cor quando expostas ao vapor. Além do mais, trabalhos de aplicação de patch e transfer requerem ferro a seco. Felizmente, usar um ferro à vapor sem água para passar a seco em quaisquer dessas situações acima é fácil. Apenas remova a água do ferro (se possível) e altere algumas configurações.

Instruções

Alguns tecidos exigem que se passe a seco (a steam iron image by Zbigniew Nowak from Fotolia.com)
  1. Remova a água do ferro de passar, se necessário. Desligue, espere o ferro esfriar e, então, esvazie a água do reservatório. Seque a umidade da parte de metal do ferro com um pano de microfibra seco e sem fiapos. Se seu ferro a vapor não possuir água no reservatório ou se o modelo permitir desligar a função de vaporização permitindo que se passe a seco mesmo com água no reservatório, pule esse passo.

  2. Selecione a configuração de passagem a seco no seu ferro a vapor girando ou deslizando o seletor marcado como "SECO/VAPOR" ou algo similar. Se seu ferro possuir uma configuração de desligar o vapor, selecione "OFF", desligando a opção.

  3. Preaqueça o ferro. Configure a temperatura (alta, média ou baixa) e o seletor de tecidos (algodão/linho, seda ou sintéticos) para as posições adequadas.

  4. Posicione seu tecido na tábua de passar ou uma superfície plana. Se for aplicar um transfer ou patch, siga as instruções da embalagem para a preparação e colocação do transfer ou patch no tecido.

  5. Passe em movimentos de vai e vem sobre o tecido e sobre o transfer, assim como você faria usando um ferro a seco comum, depois que a temperatura escolhida se adequar ( quando acende uma luz, apaga, ou uma luz verde ou vermelha acende, dependendo do modelo).

  6. Quando finalizar, desligue o ferro da tomada e permita esfriar.

Dicas

  • Se seu ferro a vapor não possui a função "DRY" (seco), selecione a configuração "MIN" (mínimo) se estiver disponível ou revise o manual de instruções para determinar a configuração apropriada.
  • Se estiver usando uma mesa comum como tábua de passar, posicione uma peça de tecido branco para proteger a superfície de danos pelo calor.

Aviso

  • Sempre lave suas roupas antes de passá-las. Sujeira, resíduos e óleos, quando aquecidos, podem grudar no ferro e potencialmente danificá-lo.

O que você precisa

  • Ferro a vapor
  • Roupas
  • Tábua de passar roupas
  • Tecido
  • Transfer (opcional)
  • Patches (opcional)
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article