Mais
×

O que é uma liga de ferro-cobalto?

Atualizado em 17 abril, 2017

O ferro e o cobalto são denominados metais de transição e ambos são naturalmente magnéticos. Os metais de transição possuem as propriedades da maioria dos outros metais, mas têm elétrons em mais de uma camada, o que faz com que apresentem vários estados de oxidação. Quando dois ou mais metais se misturam, forma-se uma liga. Embora algumas ligas ocorram naturalmente, a de ferro-cobalto foi criada pelo homem e é utilizada em aplicações industriais.

O ferro é um dos metais mais abundantes da crosta da terra (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Visão geral do ferro e do cobalto

O ferro é um metal bastante comum na terra e é abundante na crosta do planeta, que contém 4,7% de ferro. Ele reage facilmente com outros metais. Sua aplicação mais comum é a criação de ligas, como o aço, por exemplo, que é uma liga composta de ferro e carbono. O cobalto, por outro lado, não é tão abundante, pois compõe somente cerca de 0,002% da crosta da terra. Portanto, é muito mais raro do que o ferro, mas ainda assim é minerado e amplamente utilizado na indústria. O cobalto é frequentemente utilizado na criação de ligas com ferro e outros metais. Uma das vantagens de se usar o cobalto é que, diferentemente do ferro, ele é anticorrosivo.

Ligas de ferro e cobalto

O ferro e o cobalto estão intimamente relacionados em suas propriedades químicas e físicas. Um terceiro elemento ligado a eles é o níquel. O ferro e o níquel são misturados para formar ligas utilizadas na indústria, da mesma forma que o ferro e o cobalto. Ligas à base de cobalto não são tão utilizadas quanto as de ferro-níquel, embora ofereçam várias vantagens.

Vantagens das ligas de ferro-cobalto

O ferro é bastante conhecido por sua tendência a oxidar-se, ou seja, a enferrujar. O cobalto, por outro lado, é resistente à ferrugem. A adição de cobalto ao ferro resulta em resistência à corrosão, mas também em um metal mais resistente ao desgaste. A liga de ferro-cobalto também resiste melhor ao calor do que o ferro sozinho. Portanto, para algumas aplicações, as ligas de ferro-cobalto são preferíveis. O cobalto também é utilizado em ligas junto com o níquel.

Efeito do cobalto na difusão do carbono nas ligas de ferro-cobalto

Uma característica única do cobalto, quando combinado com o ferro, é seu efeito em qualquer carbono que possa estar presente. Diferentemente do níquel, o cobalto faz o carbono dispersar-se em uma velocidade acelerada. A presença de cobalto no ferro pode dobrar a taxa de dispersão do carbono, o que significa que ele pode ser disperso na liga com muito menos energia do que quando o cobalto não está presente.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article