Fertilizante caseiro para tomateiros

Escrito por sarah tidwell | Traduzido por ede m.s.

Plantar tomates em seu quintal ajuda a controlar o ambiente de crescimento para produzir legumes frescos, prontos para serem comidos. Será preciso algum tipo de fertilizante para enriquecer o solo com nutrientes necessários para que os seus tomates alcancem o seu pleno potencial de crescimento. Muitos itens já existentes ao redor da casa podem servir para fazer fertilizantes caseiros para tomateiros.

Cabelo

O cabelo contém queratina, enxofre e nitrogênio, que são nutrientes liberados lentamente no solo à medida que o cabelo se decompõe. Por agir como um fertilizante de liberação lenta, uma aplicação de cabelo pode adicionar nutrientes durante semanas após ter sido administrado. Pode-se usar cabelos humanos ou pelos de animais. Estes últimos perdem os pelos com mais frequência e maior quantidade, por isso muitos jardineiros escovam os seus animais de estimação muitas vezes e usam o excesso de pelos no jardim. Dessa forma, ele se mistura com um pouco do solo para diminuir seu peso. Caso use uma camada espessa de cabelo, ela também atuará como uma barreira, impedindo que ervas daninhas brotem através da superfície do jardim.

Cascas de ovo

As cacas de ovos fornecem cálcio e uma pequena quantidade de nitrogênio. Deixe que a sua umidade evapore em um local quente, ou use o calor da luz de um forno a gás para secar as cascas durante uns dois dias. Esmigalhe-as antes de colocá-las ao redor de seu tomateiro. Em seguida, regue a área para ajudar as cascas a fincarem-se no chão.

Pó de café

O pó de café usado pode ser aplicado no solo do seu jardim para adicionar nutrientes aos tomateiros. Ele funciona melhor quando está seco. Depois de preparar o seu café, leve o pó usado para fora por alguns dias até que toda a umidade evapore. Essa receita também funciona em combinação com as cascas de ovo. Ao espalhar as cascas de ovo, adicione uma camada de pó de café seco à mistura.

Sais de Epsom

Uma mistura de uma colher de sopa de sais de Epsom em 4 L de água fornece magnésio e sulfato às plantas. Polvilhe a solução em suas plantas uma vez por mês, mas tenha cuidado para não extrapolar. O sal pode ser prejudicial a todas as plantas caso a dose exceda o seu nível de tolerância.