A melhor forma de limpar a água verde de um tanque com peixes

Evite alimentar em excesso seus peixes para reduzir o desperdício metabólico no tanque

Pinnacle Pictures/Stockbyte/Getty Images

As algas unicelulares são a principal causa da água verde em tanques. Além da má aparência, as algas consomem o oxigênio, o que as faz competir com os peixes por esse bem essencial. As algas precisam de luz solar e de nutrientes para poder sobreviver; nutrientes estes provenientes do desperdício metabólico dos peixes. Por essa razão, alimente pouco os peixes e não mantenha muitos deles no tanque. Embora seja possível utilizar algicida para controlar esse problema, opte por soluções de longo prazo, como a filtragem biológica e mecânica correta e a incorporação de um esterilizador ultravioleta.

Step 1

Instale um filtro que seja recomendado para a litragem do seu tanque.

Step 2

Coloque o material de filtragem mecânica no filtro. Esse material geralmente são almofadas de material intimamente tecidas, que fisicamente apanham sujeira e detritos, inclusive plantas aquáticas em decomposição e algas.

Step 3

Coloque materiais de filtro biológico no compartimento do filtro, como bio-bolas de plástico ou rolos em que bactérias benéficas crescem. Essas bactérias convertem resíduos metabólicos tóxicos em produtos menos nocivos. Já as bactérias anaeróbias, que colonizam os poros dentro das bolas de plástico, removem nitratos (NO3-) da água. O nitrato é um nutriente importante de algas indesejadas e sua remoção contínua do tanque irá combater o crescimento das algas.

Step 4

Conecte a bomba ao filtro. Certifique-se que ela tenha potência suficiente para movimentar o volume de água do tanque através do compartimento do filtro pelo menos uma vez a cada hora.

Step 5

Conecte um esterilizador ultravioleta entre a bomba e o filtro. A fonte de luz ultravioleta destruirá as algas unicelulares que foram levadas pela água. Essa massa de algas mortas será aprisionada no material do filtro mecânico. Remova-a lavando ou substituindo as almofadas do filtro regularmente.

Step 6

Coloque vários lírios de água no tanque. Suas folhas cobrirão a água e evitarão que a luz direta do sol brilhe sobre a água. As algas precisam de luz para sobreviver e por isso morrerão com pouca luz.

Step 7

Alimente pouco os peixes. As algas utilizam as sobras dos peixes como nutrientes. Limitando a comida e os rejeitos produzidos pelos peixes, será mais fácil controlar as algas.

Step 8

Trate o tanque com o algicida comercial seguindo as indicações e não abusando da quantidade.

eHow Brasil
×