Mais
×

Como ferver água para matar organismos parasitas e giardia

Atualizado em 21 novembro, 2016

A maioria das pessoas em algum momento esteve em uma situação em que a água não era segura para beber. Seja acampando, em caminhadas, viajando para outro país ou após um aviso dado pelo departamento de água da cidade, ferver a água é a melhor e mais simples maneira de matar as bactérias, parasitas e outros organismos perigosos. Embora existam muitos mitos e aparelhos associados à técnica, tudo que você realmente precisa é de alguns itens básicos para ter água limpa e potável.

Instruções

Água fervendo (Comstock/Stockbyte/Getty Images)
  1. Adicione água à panela.

  2. Aqueça a panela com uma temperatura alta.

  3. Espere até que a água comece a ferver.

  4. Retire a panela com água do fogo e deixe esfriar antes de beber.

Dicas

  • Para ter certeza de que a água é segura para beber, deixe-a ferver. O site GiardiaClub.com diz para "ferver com bolhas grandes subindo e sacudindo a panela". O GiardiaClub.com recomenda a adição de um minuto de tempo de fervura para cada 300 metros que subir se estiver caminhando ou acampando em altitudes mais elevadas.

Aviso

  • Não deixe a água fervendo ou a fonte de calor sozinha, especialmente se crianças estiverem presentes.
  • Para evitar ficar doente, não pare o processo de aquecimento quando começar a ver pequenas bolhas no fundo da panela. Isto não indica que a água está quente o suficiente para matar germes, bactérias e parasitas. Se estiver caminhando ou acampando, use a água resfriada imediatamente ou coloque-a em outros recipientes. Deixá-la descoberta pode resultar em contaminação.

O que você precisa

  • Água
  • Panela
  • Fonte de calor
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article