Mais
×

Como ferver pedras para desinfetá-las

Atualizado em 07 abril, 2017

Os especialistas ficam divididos quanto ao assunto de ferver pedras para usar em aquários. Se você escolher enfeitar seu aquário sem material sintético, você precisará de rochas e pedras de um lago, parque ou rio. Ferver esses itens é uma forma efetiva de desinfetá-las para manter a saúde e conforto dos seus peixes. O processo de fervura removerá todas as bactérias e parasitas da superfície das pedras.

Instruções

Desinfete as pedras cuidadosamente para pô-las em aquários domésticos (Jeffrey Hamilton/Lifesize/Getty Images)
  1. Colete pedras de vários tamanhos e cores: procure próximo a corpos d'água, parques e outros ambiente naturais. Leve em consideração o tamanho das pedras que caberão em seu aquário e quais darão um bom ambiente para seus peixes. Junte quantas pedras e seixos você precisar.

  2. Remova toda a umidade do interior das pedras secando-as em um local quente por um semana ou mais. Ponha-as em um canto da casa ou em um local ensolarado. Expor as pedras ao calor garantirá que elas não rachem ou explodam quando estiverem na água fervente.

  3. Ponha uma panela grande em um queimador a gás ou churrasqueira. Você também pode pôr a panela em seu fogão, mas abra as janelas para arejar o cômodo, se for fazer isso dentro de casa. Encha sua panela com as pedras a até 75% da capacidade da panela, pois assim haverá espaço suficiente para água. Despeje a água sobre as pedras, até que elas estejam sumersas. Acendo o fogo para iniciar o processo de fervura. Deixe sua panela por 1 hora ou mais. Se ficar abaixo da superfície das rochas, adicione mais.

  4. Esfrie as rochas trocando a água quente por água fria da torneira. Enxague-as bem, pois elas ficaram fervendo por pelo menos 1 hora. Você pode pôr suas pedras no aquário quando elas estiverem frias ao toque.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article