Mais
×

Festa de Natal em família: organize a sua sem estresse

Para evitar estresse, é importante se planejar com antecedência
Getty Images

Introdução

O Natal é uma data muito especial pois, além de simbolizar a celebração do nascimento de Jesus Cristo, é o momento de reunir a família e trocar presentes. Por ser uma época com muitos compromissos, com cardápio e lista de presentes, é comum ficar um pouco estressado. Por isso, é preciso planejar com antecedência. Isso sem dúvida vai evitar muita dor de cabeça e permitir que você aproveite melhor a festa e a confraternização em família. Veja como organizar sua celebração e chegar na data com tudo preparado e, o que é melhor: sem estresse!

Uma boa dica é usar seu 13º salário para organizar a reunião em família
Pogonici/iStock/Getty Images

Orçamento

Antes de começar a planejar a festa de Natal, defina quanto você pretende gastar. Essa decisão vai influenciar o número de convidados, o cardápio, os presentes, os utensílios usados e a decoração. Por isso, antes de qualquer coisa, estabeleça um orçamento. Em algumas famílias é comum as despesas serem divididas entre os parentes. Se na sua casa é assim, estabeleça com os demais como a distribuição de tarefas e gastos será feita: se uma pessoa vai ser responsável pelas compras e depois todos irão acertar os valores com ela ou se cada um vai comprar um item diferente para a festa.

Esteja atento para não esquecer de convidar um parente importante
Getty Images

Convidados

Com o orçamento definido, a próxima etapa é fazer a lista de convidados. Ela será importante para se ter uma noção de quanta comida será necessário fazer e também para elaborar a lista de presentes. Existem famílias que reúnem todos os membros distantes para a festa de Natal, enquanto outras compartilham esse momento apenas com os parentes mais chegados, como pais e irmãos, e eventualmente algum amigo mais próximo. Se decidir convidar pessoas de fora da família, esse é o momento para escolher quem chamar. Não se esqueça de fazer previamente o convite, que pode ser formal ou informal.

Ao preparar o cardápio, lembre-se das pessoas que têm restrições alimentares
Getty Images

Cardápio

A ceia de Natal é uma das partes mais importantes da festa, concorrendo apenas com a troca de presentes. Por isso merece atenção especial. É comum se servir o famoso peru de Natal, chester ou um pernil, além de arroz e farofa para acompanhar. Cada família tem uma receita especial, e esse é o momento de colocá-la em prática. Por ser uma época de altas temperaturas, é bom servir uma salada farta e colocar algumas frutas da época à disposição para quem quiser beliscar antes da ceia, além de nozes, amêndoas e outros quitutes. Não se esqueça de pensar também na sobremesa e nas bebidas.

Abuse das luzes natalinas, elas ficam lindas em qualquer ambiente
Getty Images

Decoração

O principal ponto da decoração natalina é a árvore de Natal, que fica ainda mais bonita quando vários presentes são colocados aos pés dela. Além da árvore, existem as guirlandas, as luzinhas e os inúmeros tipos de enfeites natalinos que podem ser encontrados no mercado. Você pode optar também por montar um presépio em uma parte da casa. A mesa da ceia é um ótimo lugar para se incrementar com a decoração temática, sendo possível usar guardanapos, suplats, velas, taças e vasilhas com motivos natalinos.

Procure por CDs natalinos e deixe-os tocando durante a noite
Getty Images

Música

Para alegrar um pouco o clima da festa é interessante colocar uma música ambiente. Ela não precisa necessariamente ter tema natalino, mas deve agradar a todos, por mais difícil que isso seja. Outro ponto a ser destacado é em relação ao volume da música: não se esqueça de que você tem vizinhos. Convidados que exageram na bebida podem se animar e querer aumentar o volume do som, o que pode causar confusão com a vizinhança.

Pense na facilidade de acesso ao local; caso necessário, faça um mapa para os convidados
Getty Images

Espaço

Normalmente a festa de Natal ocorre na casa de quem está organizando, mas é sempre bom levar em consideração o número de convidados. Caso seja necessário, veja com um parente com casa grande se ele pode emprestar o local para a ocasião. Verifique se há cadeiras para todos os convidados. É muito desagradável ter que comer em pé em pleno Natal, então veja se é possível alugar cadeiras ou pedir para alguém levar. Não se esqueça de deixar uma área ampla reservada para as crianças e analise também se há espaço para o estacionamento dos carros.

Procure por guardanapos temáticos, eles sempre fazem sucesso
Getty Images

Utensílios

Quando a festa de Natal é destinada a muitas pessoas, pode acontecer de o anfitrião não ter o número necessário de pratos, talheres e taças. Veja quantos há na casa para não ter que ficar lavando nenhum utensílio para os convidados conseguirem comer. Se houver necessidade, peça para os parentes colaborarem e levarem um pouco de louça para juntar a quantidade necessária. Se for uma festa mais informal, avalie a ideia dos descartáveis. Se optarem por usar pratos descartáveis, é imprescindível ter um lugar à mesa para todos, já que é bem incômodo comer em pé com prato descartável.

Não deixe para comprar os presentes na última hora, isso evita muito estresse
Getty Images

Presentes

Todos gostam de ganhar presentes no Natal, mas quando se trata de uma festa para muitas pessoas, isso pode ser deixado de lado. Por isso, é importante fazer uma lista e estabelecer quem vai ganhar presentes mais caros e quem vai receber apenas uma lembrancinha. Será muito constrangedor se você der presentes para todos e esquecer de presentear um convidado. Se for o caso, organize um amigo-secreto. Essa brincadeira é interessante porque não pesa muito no bolso, todos são regalados, e cada convidado pode caprichar um pouco mais no presente, além de garantir um momento de diversão à festa.

Algumas famílias realizam as mesmas atividades todos os anos, e isso acaba se tornando uma tradição
Getty Images

Atividades em grupo

Muitas famílias mantêm a tradição de não dormir na noite de Natal, porém nem sempre há atividades para se fazer por várias horas. Ver televisão não é o mais aconselhado, pois pode acabar dividindo a família pela casa. Então planeje atividades que envolvam todos os convidados para ocupar o tempo disponível. Pode ser um amigo secreto, um jogo de mímica, uma apresentação de talentos ou qualquer outra ideia criativa que você tiver. Essas atividades são boas para confraternizar e dar muitas risadas. Mas deixe o clima à vontade para evitar que quem não quiser participar se sinta obrigado ou constrangido.

As crianças são a alegria da reunião em família e merecem um cuidado especial
Getty Images

Crianças

Muitas vezes as crianças ficam correndo pela casa na noite de Natal, o que pode terminar em prejuízo ou até mesmo com alguma criança machucada. Por isso, elabore atividades específicas para os pequenos. Caso contrário, eles serão os primeiros a ligar a televisão. Deixe alguns brinquedos em uma área separada para as crianças, além de papel e lápis coloridos para desenhar. Se houver tempo, elabore uma caça ao tesouro e presentei-os com pequenos presentes ou doces. Só não se esqueça de colocar um adulto para supervisioná-los, pois você provavelmente estará atarefada com a ceia e com a recepção dos convidados.