Saúde

Fezes esverdeadas são sintoma de que?

Escrito por kay miranda | Traduzido por ricardo schweitzer
Fezes esverdeadas são sintoma de que?

Se suas fezes estiverem verdes com frequência, consulte seu médico

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Fezes esverdeadas podem ser o resultado de diversas condições médicas. No fim das contas, a coloração das vezes determina como o seu trato digestivo está funcionando e metabolizando alimentos e hormônios. Fezes com a coloração esverdeada pode ser o resultado de doenças, dieta ou estresse. Não há muitos motivos para preocupação se as suas fezes ficam verdes eventualmente, mas se isso ocorrer com frequência, o médico deverá ser consultado.

Outras pessoas estão lendo

Metabolização da bile

O fígado produz um hormônio chamado bile, também conhecido como suco biliar, que é utilizado para a digestão de gorduras. Ele é formado por colesterol, lecitina, pigmentos e sais, é armazenada na vesícula biliar e possui uma cor esverdeada. Se o seu processo digestivo está muito acelerado, seu corpo pode não possuir tempo suficiente para metabolizar a bile, causando uma coloração verde nas fezes. Isso pode ocorrer devido a estresse ou doenças. Basicamente, quanto maior a velocidade em que as fezes atravessam o sistema, mais verde ela será.

Diarreia

Quando você contrai gripe ou intoxicação alimentar, poderá também sofrer de diarreia. Quando isso acontece, não é incomum possuir fezes verdes. Isso é particularmente verdade para crianças com diarreia infecciosa. A diarreia faz que o processo digestivo acelere de forma dramática, e por isso a bile não tem tempo o suficiente de ser processada e ter os sais biliares absorvidos. Seu médico pode prescrever antibióticos se a sua infecção for bacterial. Suas fezes devem retornar a coloração normal quando você se recuperar da doença.

Dieta

O que você come determina a cor de suas fezes. É possível possuir fezes de coloração verde ao consumir muitos vegetais verdes ou alimentos que possuam corante esverdeado. Apesar disso não ser um problema muito grande e irá desaparecer se você reduzir a ingestão destes vegetais ou alimentos processados, também deve-se tomar cuidado com alimentos ricos em ferro. O corpo precisa de ferro, mas também sente muita dificuldade em absorver o excesso, e nessa situação acaba produzindo mais sais biliares de ferro, tornando verde suas fezes. Consulte seu médico sobre possíveis riscos à sua saúde nessa situação.

Doenças

Algumas doenças previnem o funcionamento correto dos intestinos, o que faz que os sais biliares não sejam absorvidos e sejam excretados junto com as vezes, deixando-as com pigmentação verde. Doenças que criam fezes verdes crônicas são a doença de Crohn, colite, doença celíaca e síndrome do intestino irritável. O melhor a fazer é conversar com seu médico sobre sua condição e descobrir maneira de melhorar a absorção de sais. Problemas na saúde digestiva causados por essas condições podem resultar em sérias deficiências nutricionais.

Estresse

O estresse pode afetar seu sistema digestivo acelerando-o. Enquanto isso não é um efeito imediato, o estresse pode levar seus intestinos a realizarem movimentos peristálticos antes do normal, deixando as vezes com uma coloração anormal. Crianças que estão começando a ir à escola podem sofrer com isso, mas não são as únicas, pois adultos sob estresse também podem sentir a necessidade de ir ao banheiro mais vezes que o normal. Ao ajustar-se ao estresse, seu corpo deve retornar ao funcionamento correto do sistema digestivo.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media