O que é fibrose peri-hilar do pulmão

Escrito por dan seitz | Traduzido por diego silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Fibrose pulmonar pode ser uma condição altamente perigosa e geralmente é causada pela inalação de produtos químicos perigosos. Essa condição geralmente é definida pela área do pulmão atingida, sendo a área peri-hilar, que consiste na abertura principal e veias e artérias principais do pulmão, a mais comum.

Outras pessoas estão lendo

O que é peri-hilar?

"Peri-hilar" é um termo que designa a área do pulmão em volta do hilo, uma depressão triangular onde a maioria das artérias e vias aéreas entram e saem do resto do pulmão. Isso incluí o brônquio, a via aérea principal que leva ar até aos pulmões, as artérias e veias pulmonares principais. A área peri-hilar é facilmente ferida, por ser a área de recebimento de ar principal e logo também a que mais recebe partículas e outras matérias.

Causas da fibrose peri-hilar

A fibrose peri-hilar pode ser causada por infecções anteriores, como pneumonia, inalação de partículas como asbesto ou silicatos, doenças inflamatórias como sarcoidose ou doenças hereditárias com fibrose cística. Pode ainda ser agravada por fatores ambientais e de saúde, mais proeminentemente pelo ato de fumar ou trabalhar em área com fumos pesados. O pulmão, entretanto, é bem resistente e pequenas cicatrizes ou fibroses não irão causar danos a longo prazo. A maioria das cicatrizes irá calcificar e permanecer após o ferimento for causado.

Sintomas e Diagnóstico

Os possíveis sintomas da fibrose peri-hilar incluem tosse persistente, falta de ar e e níveis baixos de energia. Os efeitos colaterais dessa condição podem se assemelhar com infecções virais e adoecimento comum, com sintomas como transpiração excessiva à noite, febre e calafrios. É geralmente diagnosticado comparando-se um raio-x antigo do paciente com novos ou, em alguns casos, com uma braquiotomia, na qual uma câmera e colocada no trato respiratório do paciente à procura de qualquer sinal de fibroses.

Tratamentos

Existem atualmente alguns tratamentos para fibrose pulmonar peri-hilar. Geralmente, a fibrose não impede o funcionamento do pulmão o suficiente para arriscar uma cirurgia exploratória para remover as cicatrizes calcificadas. Se as cicatrizes forem extensas demais, será diagnosticada a fibrose pulmonar e esteroides orais serão administrados. Se isso falhar em melhorar a função pulmonar, um transplante pulmonar pode ser considerado adequado. Entretanto, dependendo do transplante, isso pode não curar a fibrose peri-hilar.

Prevenção

A prevenção da fibrose peri-hilar é um processo relativamente simples. Ao trabalhar perto de partículas, sempre use respiradores e outros equipamentos de proteção. Não fume ou pare de fumar. Faça exames físicos regularmente, incluindo apuração da função pulmonar, para ter certeza de que não possui infecções. Examine seu histórico familiar para retirar a possibilidade de doenças hereditárias que possam causar a fibrose e informe as descobertas ao seu médico. Sempre siga as ordens médicas e você pode ter uma boa saúde pulmonar por toda a vida

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível