Como as pessoas ficam cegas?

Escrito por isaiah david | Traduzido por giovana moretti
Como as pessoas ficam cegas?
Acidentes são a principal causa da cegueira (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Acidentes

Os acidentes são a principal causa da cegueira. O olho é um órgão extremamente delicado que pode se danificar facilmente. Facas, tesouras, lápis e outros objetos pontiagudos, fogos de artifício e outros projéteis, e muitas substâncias químicas diferentes podem cegar parcial ou completamente um indivíduo através de danos diretos.

Cataratas

A lente do seu olho foca a luz na parte de trás dele. Conforme as pessoas envelhecem, a lente começa a ficar turva. Isso pode deixar sua vista escurecida ou embaçada, ou pode até provocar visão dupla. Cataratas severas podem provocar cegueira total. Felizmente, em muitos casos, um médico pode remover cirurgicamente a lente e substituí-la por uma artificial, curando a catarata.

Retinopatia diabética

A retinopatia diabética é uma doença ocular que afeta pessoas que sofrem de diabetes. A doença pode danificar os vasos sanguíneos da sua retina — o tecido atrás do olho que identifica imagens. Esse dano pode fazer com que os vasos se rompam, deixando a retina turva e danificando ou destruindo sua visão. Às vezes, pode até fazer com que sua retina se descole dos tecidos que a seguram, uma condição chamada descolamento de retina.

Glaucoma

O glaucoma é uma condição ocular comum entre pessoas mais velhas. Seus olhos são preenchidos com um fluido, que precisa ser mantido a uma certa pressão. Normalmente, o fluido é drenado para manter a pressão a um nível constante. Conforme as pessoas envelhecem, porém, os dutos que permitem que o fluido seja drenado para fora do olho ficam bloqueados, aumentando a pressão dentro do globo ocular. Isso vai provocar uma visão turva no começo, mas pode levar à cegueira ao danificar os nervos internos do olho. Felizmente, seu médico pode prescrever medicamentos que tratam o glaucoma; em alguns casos, você também pode precisar de uma cirurgia.

Degeneração macular

A mácula é a porção central da retina. Ela é responsável pela visão detalhada no centro dos seus olhos. Conforme as pessoas envelhecem, a mácula pode começar a definhar. De acordo com o Instituto de Catarata e Laser de São Lucas, na Flórida, em cerca de 90% dos casos de degeneração macular, a retina começa a perder o pigmento e acumular depósitos amarelos conhecidos como drusas. Isso é chamado "degeneração macular seca". Na degeneração macular úmida (os outros 10% dos casos), novos vasos sanguíneos anormais começam a crescer na mácula. Esses vasos podem provocar hemorragias, cicatrizes e inchaços na superfície delicada dela. Ambos os tipos dessa condição fazem as pessoas perderem a visão central conforme a condição progride. Elas ainda podem ver movimentos e formas pelos cantos dos olhos, mas não podem ver formatos ou detalhes na frente delas.

Retinite pigmentosa

A retinite pigmentosa é uma degeneração progressiva dos bastonetes e cones, as células especiais que ficam atrás do olho e detectam a luz. Ela começa com visão ruim à noite, mas costuma progredir até a cegueira total. Conforme a pessoa envelhece, começa a perder a visão periférica e gradualmente tem um campo de visão cada vez mais estreito. Por fim, a pessoa fica totalmente cega ou pode acabar com uma "visão de túnel" tão estreita que acaba por não ser útil para nada.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível