Como calcular sua reserva de VO2

A corrida aprimora seu VO2R

running image by Byron Moore from Fotolia.com

Tempos atrás, o American College of Sports Medicine (Faculdade Americana de Medicina dos Esportes) recomendava utilizar o VO2 max – consumo máximo de oxigênio – para prescrever exercícios. "Era entendido que os clientes podiam atingir uma certa porcentagem do VO2 max se exercitando pela mesma porcentagem da reserva de batimentos cardíacos (HRR, do inglês, heart rate reserve) de acordo com o livro "Exercise Prescription: a Case Study" ("Prescrição de exercício: Um estudo de caso",em tradução livre). Atualmente a ACSM acredita que o uso da reserva de VO2 (VO2R) é mais preciso. O percentual de sua HRR é igual ao percentual de sua VO2R. Subtraia seu VO2 de descanso de seu VO2 max para descobrir sua VO2R. Indivíduos sedentários se beneficiam mais ao utilizar a fórmula de VO2R.

Step 1

Determine seu VO2 max. Para a maioria das pessoas, o VO2 max é dez vezes maior que seu VO2 de descanso (3,5 ml/kg/min). Normalmente, indivíduos sedentários medem apenas cinco vezes mais, e indivíduos ativos 20 vezes mais. Para uma leitura do VO2 mais precisa, você deve realizar um teste aeróbico específico. "O VO2 de descanso é constante para todos" de acordo com o IDEA Health and Fitness Association.

Step 2

Subtraia seu VO2 de descanso de seu VO2 max. Em outras palavras, a maioria das pessoas utilizaria a seguinte fórmula: (3.5 x 10) - 3,5 = 31,5 ml/kg/min. Esse é o seu VO2R.

Step 3

Coloque seu VO2R no contexto. "Ao calcular seu VO2R, bem como ao calcular sua reserva de batimentos cardíacos, é melhor determinar uma faixa de intensidade que inclua o mínimo e máximo", de acordo com o IDEA Health and Fitness Association. Por exemplo, a fórmula anteriormente citada utilizaria a seguinte fórmula para determinar um exercício que visasse uma faixa entre 70 e 85%: (31,5 x 0,70) + 3,5 = 25,55 ml/kg/min e (31,5 x 0,85) + 3.5 = 30,75 ml/kg por minuto.

eHow Brasil
×