×
Loading ...

Como fazer fichas de anotação

Atualizado em 20 julho, 2017

Se você está pensando em fazer um discurso ou está à procura de uma ajuda com os estudos, é possível criar fichas de anotação como forma de lembrar-se de informações necessárias. Elas não conterão todas as informações que você precisa, apenas o suficiente para ajudá-lo a lembrar o que estudou ou memorizou para que você possa falar melhor e lembrar-se de informações mais rapidamente.

Instruções

Pequenos cartões de cor clara servem como ótimas fichas de anotação (note card image by Richard Seeney from Fotolia.com)

    Fazendo fichas de anotação

  1. Escreva um esboço de seu discurso ou guia de estudo. Inclua todos os pontos principais que você precisa cobrir, juntamente de todos os detalhes ou informações auxiliares.

    Loading...
  2. Revise cada uma de suas ideias principais e escreva-as em tinta escura na parte superior de seus cartões, colocando uma ideia em cada cartão. Escreva em apenas um lado de cada cartão.

  3. Defina as ideias escrevendo definições curtas e simples abaixo delas, dividas em tópicos. Estas devem ser frases simples ou até palavras isoladas escritas em tinta mais clara. Cada tópico deve ser uma palavra ou frase que vai ajudá-lo a relembrar facilmente o que você memorizou. Certifique-se de que há uma abundância de espaço em branco ao redor de sua escrita, de modo que você possa ver as palavras com clareza.

  4. Numere cada cartão, no canto esquerdo.

  5. Ensaie seu discurso ou reveja seus materiais de estudo, utilizando apenas os cartões, para certificar-se de que você cobriu todos os tópicos necessários.

Loading...

Dicas

  • Se você está estudando ou falando sobre mais de um tema, considere usar diferentes cartões coloridos para diferentes temas.
  • Ao invés de tinta clara e escura alternadas, tente usar canetas ou marcadores de cores diferentes.
  • Se você estiver escrevendo seus cartões para um discurso onde há limite de tempo, certifique-se de que você é capaz de atender a essas restrições de tempo ao ensaiar. Remova ou adicione cartões, conforme necessário.

O que você precisa

  • Cartões de anotação
  • Caneta de cor clara
  • Caneta de cor escura
  • Esboço de informações

Referências

Loading ...
Loading ...