Como um filhote de canguru elimina resíduos na bolsa da mãe?

Escrito por lynne haley rose | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como um filhote de canguru elimina resíduos na bolsa da mãe?
Um canguru fêmea carrega seu filhote em sua bolsa durante nove meses (Australian Kangaroo with Joey in pouch image by PoveyCam from Fotolia.com)

Os cangurus são os maiores membros da infraclasse Marsupialia, cujos membros carregam seus filhotes em suas bolsas. Um filhote de canguru rasteja do canal de nascimento da mãe para sua bolsa quando é menor do que um amendoim. Depois disso, ele passa a maior parte dos seus próximos nove meses confortavelmente abrigado, mamando à vontade.

Outras pessoas estão lendo

Objetivo

A bolsa de um canguru funciona da mesma forma que os úteros de outros mamíferos, protegendo o bebê em desenvolvimento e fornecendo nutrição. Como o filhote não consegue segurar o peito da mãe por conta própria no início, o mamilo se expande dentro da boca dele, o que torna difícil para o canguruzinho soltá-lo. Essa característica e a segurança da bolsa assegura que o bebê terá alimento essencial.

Assim como qualquer pessoa que já tenha trocado uma fralda deve saber, os bebês que estão mamando também devem eliminar os resíduos. O filhote de canguru urina e defeca onde estiver, o que na primeira parte da sua vida é na bolsa da mãe. A mãe canguru limpa sua bolsa e o seu bebê com frequência, consumindo os resíduos do filhote.

Tipos

Os cangurus vermelhos e cinzas são tipos comuns de um grupo que inclui cerca de 50 espécies de cangurus. Os filhotes se desenvolvem dentro dos corpos das fêmeas por 30 a 36 dias. Quando ela está pronta para dar à luz, a mãe limpa sua bolsa, comendo qualquer resíduo restante do filhote anterior para torná-la pronta para a nova chegada. Os cangurus arborícolas dão à luz após um período de gestação de cerca de 44 dias. O filhote fica na bolsa, ligado a um peito, por 10 meses antes de se aventurar a sair.

Como um filhote de canguru elimina resíduos na bolsa da mãe?
Os cangurus jovens ficam com suas mães por muito tempo após saírem da bolsa (Baby kangaroo and its mother image by Bartlomiej Nowak from Fotolia.com)

Tempo

Um canguru permanece preso ao peito da mãe por 120 a 235 dias, dependendo da espécie. Enquanto isso, a mãe pode acasalar novamente e, se ficar gestante, deve colocar o novo embrião em espera até que tenha uma "vaga" na sua bolsa. Os cangurus têm uma capacidade única de guardar um embrião em "suspensão", por assim dizer, até que o irmão mais velho seja capaz de deixar a bolsa. Quando o bebê estiver instalado, o primeiro filhote ainda pode mamar a partir de outro peito da mãe que produz leite formulado para um filho mais velho. O filhote emancipado começa a comer grama também, e elimina os resíduos exatamente como os adultos fazem.

Como um filhote de canguru elimina resíduos na bolsa da mãe?
Após um filhote deixar a bolsa, ele fará a transição para comer grama (kangaroo image by Timothy Lubcke from Fotolia.com)

Benefícios

Quando um filhote de canguru chega pela primeira vez à bolsa de sua mãe, e por vários meses depois, ele não tem pelos, é impotente e tem os olhos fechados. A bolsa mantém o filhote em contato com uma fonte de alimento e proporciona proteção, o que lhe dá tempo para ele crescer. Assim como um embrião humano, o filhote de canguru vai para onde quer que sua mãe vá, cercado e amortecido pelo corpo dela. A mãe humana processa a urina do feto internamente, através do líquido amniótico. O canguru só precisa cuidar disso de uma forma ligeiramente diferente devido à sua natureza marsupial.

Geografia

Os mamíferos marsupiais são nativos quase que exclusivamente da Austrália. Espécies como os vombates, coalas e wallabees têm bolsas onde carregam seus filhotes. Como a Austrália é independente geograficamente de outros continentes, a maioria dos marsupiais, com exceção do gambá americano, não se desenvolveu em nenhuma outra parte do mundo.

Como um filhote de canguru elimina resíduos na bolsa da mãe?
O coala também tem uma bolsa (Koala image by HeikeKl from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível