×
Loading ...

Como saber se meu filhote de labrador está resfriado

Atualizado em 19 julho, 2017

Embora os filhotes de labrador Retriever tendem a gozar de boa saúde, eles não estão imunes a muitos vírus, bactérias e fungos que podem infectar o nariz do animal e causar sintomas gripais. A infecção que causa inflamação no nariz de um filhote ou cachorro adulto é chamada de rinite, muitas vezes referida como resfriado. Normalmente, a rinite ocorre nos seios nasais ou no nariz do animal e é um problema pequeno. No entanto, se a rinite se espalha ou se a cinomose ou a hepatite estiverem provocando esses sintomas, a condição pode ser mais grave, de acordo com o Dr. Race Foster, veterinário e especialista contribuinte da PetEducation.com. É importante saber se os sintomas do seu labrador são devido a um simples caso de rinite ou se a saúde dele está em perigo.

Instruções

Observe a saúde de seu filhote de labrador (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
  1. Verifique o nariz do seu cachorro. Se ele estiver espirrando com frequência, estiver produzindo uma grande quantidade de secreção ocasionalmente espessa e amarela ou verde ou se houver sangue na mucosa, ele provavelmente está com rinite. Ao contrário da crença popular, checar a umidade ou a temperatura do nariz do animal não é um bom método para determinar a saúde do mesmo.

    Loading...
  2. Meça a temperatura do seu labrador com um termômetro retal. Enquanto a temperatura do nariz dele não é um indicador de saúde, sua temperatura corporal é importante. De acordo com o American Kennel Club, a temperatura normal de um cão é de 38,3 a 39,1 ºC.

  3. Observe seu cachorro para ver se ele apresenta sinais de letargia. Filhotes de labrador tendem a ter muita energia, e ele estar letárgico é um sinal de que algo está errado. Esse estado é um sintoma comum da rinite, especialmente se o seu animal estiver com febre.

  4. Preste atenção ao apetite de seu animal. Filhotes dessa raça tendem a ter um apetite saudável ​​e a perda dele pode ser sintoma de um resfriado, uma vez que seu olfato diminuído o reduz.

  5. Leve seu cachorro ao veterinário se você não tiver certeza se o que ele tem é um resfriado ou algo mais sério. Se os sintomas gripais persistirem ou se outros além dos sintomas de rinite forem notados, o veterinário pode prescrever um anti-histamínico ou outra medicação para ele.

Loading...

Dicas

  • O American Kennel Club recomenda que seu cachorro seja levado a um veterinário ao sinal de uma doença, incluindo sinais de rinite ou de um resfriado.

Aviso

  • O sistema imunológico dos filhotes não é totalmente desenvolvido, e é essencial que você os leve a um veterinário ao primeiro sinal de doença para evitar que algo menor se agrave.

O que você precisa

  • Termômetro retal

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...