Quanto um filhote de shih tzu/poodle pode crescer?

Escrito por sandra parker | Traduzido por mariana nicolau
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quanto um filhote de shih tzu/poodle pode crescer?
A mistura de poodle com shih tzu já se tornou uma raça bem popular (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A mistura de shih tzu/poodle tem se tornado uma raça bem popular. As qualidades hipoalergênicas dos poodles combinadas com disposição calma, doce e natural do shih tzu fazem dessa nova raça uma companhia extraordinária para praticamente todo mundo.

Outras pessoas estão lendo

Considerações

Muitos fatores devem ser levados em conta quando se tenta determinar o tamanho adulto de um poodle, principalmente o tamanho dos pais, os padrões da raça, o tamanho da ninhada, etc.

Genética

O tamanho dos pais é o fator que mais se relaciona com o tamanho da cria. A genética é o único fator que não pode ser alterado. Muitos cães podem ser bem maiores ou menores do que os padrões da raça dependendo do tamanho dos pais. Uma simples explicação sobre como a genética funciona irá ilustrar esse assunto:

Cada célula do corpo do cachorro tem um par de cada cromossomo. Um vem do pai e o outro da mãe. Cada característica do filhote em questão é representada por um gene no DNA. Cada gene terá um traço dominante ou recessivo codificado nele. O filhote terá as características de qualquer um dos pais que tiver o gene dominante para crescimento. Portanto, seu tamanho adulto se parecerá com um dos pais. A única variante neste caso é se o pai e a mãe tiverem genes recessivos e a combinação acabe no filhote. Se esse for o caso, ele provavelmente não se parecerá com nenhum dos pais, mas sim com as gerações anteriores. O bom é que as chances de acontecer essa combinação são raras, são exceções e não regra.

Padrões da raça

Outro bom indicador de tamanho é o padrão da raça. Todos os cães de raça pura têm um padrão que a maioria dos donos pode usar na hora de antecipar características como tamanho, temperamento, etc. O padrão é apenas um guia, e pode ser usado apenas para ter uma ideia geral do quanto o cachorro crescerá. Animais, assim como humanos, são indivíduos, e características físicas podem variar bastante do padrão, especialmente se a criação for feita indiscriminadamente. Outro fator é de que o cruzamento shih tzu/poddle não forma uma raça pura e, por isso, não tem padrões definidos. No entanto, é possível ter uma ideia do quanto os filhotes crescerão analisando os padrões das duas raças. Um shih tzu geralmente pesa de 4,5-7kg, quando totalmente crescido, já o poodle é um pouquinho menor. Um bom palpite é de que esse cruzamento teria por volta de 5-7kg.

Nutrição

Por último, a nutrição enquanto ainda filhote é um forte indicador do quanto ele crescerá. Os mais fortes e agressivos geralmente receberão mais leite da mãe e crescerão mais e mais rápido por causa disso. Filhotes mais fracos não crescerão tanto porque não terão recebido tanto apoio nutricional.

Tamanho padrão

Levando em conta os padrões para shih tzu e para poodles, e assumindo que os pais tenham tamanho e porte padrão, o cruzamento médio de shih tzu/poodle deve alcançar por volta de 4,5-9kg, o que é um tamanho ideal para se ter em casa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível