Mais
×

Por que um filhote treme quando está dormindo?

Atualizado em 05 junho, 2017

Ver um cachorro estremecer enquanto dorme pode ser uma experiência assustadora, mas nem sempre é motivo para preocupação. O tremor pode ser uma reação inofensiva a um sonho. Porém, existem outras razões para um cão estremecer durante o sono, algumas das quais exigindo tratamento médico. Se o dono não estiver certo quanto ao motivo do tremor, o cão deve fazer vários exames com o veterinário para descartar problemas que ameacem a vida do animal.

Raças de cães menores são mais propensas a tremerem durante o sono enquanto sonham (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Sonhos

A causa mais comum para um cão estremecer durante o sono é um sonho. Como os humanos, quando os cães entram no estado REM, eles sonham. Neste estágio, suas mentes estão ativas e seus corpos podem fazer movimentos involuntários, que incluem contrair-se, tremer, abanar a cauda e arranhar. Filhotes e cães idosos são mais propensos aos tremores durante o sono que os cães adultos.

Separação da família

Pesquisadores têm visto filhotes que tremem durante o sono depois de terem sido separados de suas mães e irmãos. Esse comportamento costuma continuar pelos primeiros poucos dias depois da separação. Se ele não cessar dentro de uma semana ou mais, o cão deve ser examinado quanto a problemas de saúde potencialmente fatais, como epilepsia ou tremor balistocardiogênico.

Dor ou frio

Um filhote pode tremer por estar com dor. Neste caso, ele deve ser levado ao veterinário o mais rápido possível. Alternativamente, o animal pode estar com frio. Assim como nos humanos, a reação corporal natural de um filhote ao frio é tremer. Os tremores contraem e expandem os músculos, o que gera calor e ajuda a aumentar a temperatura do corpo.

Convulsão epilética ou tremor balistocardiogênico

Como os humanos, os cães tremem quando estão tendo uma convulsão epilética, que ocorrem a partir de sinais eletroquímicos extraviados no cérebro. Esse tipo de tremor geralmente é muito mais violento que o tipo que ocorre durante o estágio REM, e pode incluir mordidas, estalos ou espasmos. Os cães também podem tremer durante o sono como resultado de um tremor balistocardiogênico, que é causado por contrações cardíacas anormais que interrompem o fluxo de sangue no coração. Muitos exames de funções cardíacas serão necessários para diagnosticar esse tremor.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article