×
Loading ...

Por que um filhote de yorkshire fica com a língua para fora?

Atualizado em 19 julho, 2017

Embora os cachorros coloquem a língua para fora por várias razões, como para mantê-la fria, parece que os yorkshire terriers deixam suas línguas penduradas mais do que outras raças. Enquanto isso pode parecer normal, se notar o seu yorkie com a língua sempre para fora da boca ou se parece que ele não consegue guardá-la completamente, isso pode indicar algo sério, como a síndrome da língua pendurada.

Yorkies tendem a deixar sua língua para fora da boca com mais frequência que outras raças (NA/PhotoObjects.net/Getty Images)

O que é?

Essa síndrome é uma condição que pode ser causada por várias razões, como um machucado ou trauma a mandíbula ou focinho, um problema neurológico ou uma malformação anatômica que impede o animal de colocar a língua dentro da boca. Normalmente, um cão deixa sua língua para fora para mantê-la fria, mas com o tempo a puxa de volta para engolir e umedecer a superfície da língua. Um animal com essa síndrome fica incapaz de retrair sua língua por completo.

Loading...

Sintomas

Os cães com essa síndrome babam muito, especialmente após comer ou beber. Também, como o nome já deixa implícito, os cachorros com essa condição ficam sempre com a língua pendurada. Caso você note qualquer mudança de cor na pele da língua, a textura do tecido ou se há sangramento ou inchaço, leve o animal a um veterinário imediatamente, pois isso pode indicar uma infecção bacteriana na área.

Efeitos

Como a língua está sempre para fora, ela pode ficar seca e rachada, o que pode ser doloroso. O efeito é bem parecido como quando os lábios dos humanos ficam secos e rachados. Essa síndrome é geralmente vista em raças pequenas, como chihuahuas, king charles spaniels, yorkshire terriers e o pelado mexicano, porém, raças maiores também podem ser afetadas por essa condição.

No tempo frio

Os cães com essa síndrome correm maior risco de congelamento ou outros danos ao tecido da língua devido as temperaturas frias. Monitore seu animal quando ele estiver ao ar livre, especialmente se as temperaturas estiverem extremamente geladas. Evite deixar o cachorro do lado de fora por muito tempo. Caso sua língua congele, uma cirurgia de remoção da ponta será necessária para evitar danos futuros à língua.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...