Por quanto tempo filhotes de cachorro devem permanecer com suas mães

Escrito por nora zavalczki | Traduzido por marisa mangrum
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por quanto tempo filhotes de cachorro devem permanecer com suas mães
As primeiras semanas de vida de um filhote devem ser ao lado de sua mãe e irmãos (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

O período neonatal de um filhote de cachorro é de importância extrema na formação mental e física dele e tem um grande impacto no desenvolvimento subsequente do animal. Como um criador ou futuro dono de um cachorro, você deve aprender sobre a idade recomendada para separá-lo de sua mãe e irmãos, para que isso não interfira com o desenvolvimento natural do filhote ou altere a personalidade e comportamento dele de alguma forma.

Outras pessoas estão lendo

Início do desenvolvimento

Os primeiros 21 dias da vida de um filhote representam um período essencial no desenvolvimento mental, físico e emocional dele. Durante esse período crítico, as necessidades biológicas básicas dele, como nutrição, limpeza e eliminação são melhor realizadas pela mãe dele. É também um período em que o filhote estabelece contato com o mundo exterior. Até a idade de três semanas, eles não conseguem ouvir som algum e abrem os olhos entre o décimo primeiro a décimo nono dia.

O papel da mãe no desenvolvimento físico

Os filhotes devem ser amamentados por suas mães, já que o leite é uma fonte natural de antibióticos e fortalecerá o seus sistemas imunológicos. O papel da mãe na imunização depende da condição de saúde dela. Ela deve ser vacinada contra certas doenças. Como uma regra geral, os filhotes não devem ser desmamados antes de terem sete semanas de idade. Desmamá-los antes pode causar ansiedade e afetar o desenvolvimento e crescimento do cachorro.

O papel da mãe no desenvolvimento emocional

No início da terceira semana, o filhote começa a ver e ouvir, sua vida mental passa por transformações importantes devido à confrontação com o mundo exterior. A estimulação permanente exterior pode ser, algumas vezes, emocionalmente traumática e pode causar uma sensação de medo no filhote. A mãe representa uma barreira entre o mundo e o filhote e o faz sentir-se mais confortável.

O papel da mãe no desenvolvimento mental

Até a idade de quatro semanas, o filhote estabelece as bases de socialização e caráter relativos à mãe e seus irmãos. Durante esse período, ele também aprende como relacionar-se com outros cães. Os cachorros que foram separados de seus irmãos muito cedo (por exemplo, antes do filhote ter quatro semanas) têm a tendência de socializar-se mais com seres humanos do que outros animais.

Idade apropriada para separação

A quarta semana da vida do filhote é quando ele mais precisa de sua mãe. Separá-lo dela nesse estágio pode afetar a vida emocional do cachorro pelo resto da vida. A separação dos filhotes e das mães é geralmente recomendada em algum ponto por volta da sétima semana, quando o cérebro dele está completamente desenvolvido. Pesquisas demonstram que os cachorros que foram separados de suas mães antes do tempo são mais propensos a demonstrar um comportamento agressivo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível