Quando filhotes de gato começam a comer comida sólida?

Escrito por louise lawson | Traduzido por marina pastore
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quando filhotes de gato começam a comer comida sólida?
Filhotes de gato nascem indefesos, mas em poucas semanas já têm certa independência. (http://www.sxc.hu/photo/473955/)

Gatos estão entre os bichos de estimação mais populares em diversos países do mundo. São independentes, extrovertidos e aventurosos, qualidades que os tornam bons companheiros para pessoas com estilos de vida mais ativos. A vida de um gato começa quando ele ainda é um pequeno bichano, que só sabe miar e depender de sua mãe para comer e o aquecer pelas primeiras semanas de vida. Gatinhos eventualmente começarão a comer comida sólida da mesma maneira que gatos adultos, mas este processo só ocorre após diversas semanas e pode ser uma aventura bem bagunçada.

Outras pessoas estão lendo

Significância

Filhotes de gato nascem virtualmente indefesos e precisam de atenção exclusiva de suas mães por um período que dura entre cinco e seis semanas. Neste ponto eles já estarão muito mais ativos, com os olhos abertos e interesse no mundo que os cerca. Este interesse geralmente incluiu curiosidade em relação à comida sólida. Gatinhos precisam começar a comer comida sólida para crescerem e se desenvolverem propriamente conforme suas mães começam a tirá-los do leite nesta idade. A maior parte dos gatinhos se dá melhor ao começar com comida de gato molhada, escalando gradualmente até comida adulta sólida. Eles provavelmente farão uma grande bagunça nos primeiros dias, mas eventualmente aprenderão a comer a comida sem que fiquem cobertos por ela.

Tipos

Comidas molhadas e secas são os dois tipos básicos de comida para felinos adultos. A comida molhada é normalmente feita de uma mistura de ingredientes e vem armazenada em uma lata. Sua textura lembra a do patê, e é servida em recipientes de tamanho apropriado para cada refeição. Este tipo de comida também pode vir em fatias ou pedaços de carne. A comida seca é embalada em pedaços pequenos e duros de material comestível especialmente formulado como uma dieta completa para seu animal. A maior parte dos gatos prefere um tipo ou outro, e ambos podem ser servidos como uma dieta completa. Filhotes de gato geralmente começam com comida molhada ou, às vezes, com a comida seca amaciada com um pouco de fórmula para filhotes. Ao começarem a comer comidas sólidas, os gatinhos ainda têm dentes sensíveis, então uma comida macia é importante até que seus corpos amadureçam.

Considerações

Gatinhos devem ter comida à disposição duas ou três vezes por dia, a partir do momento em que tiverem cinco ou seis semanas de idade. Eles crescerão exponencialmente a partir deste momento e a mãe não terá leite suficiente para alimentá-los corretamente. Você deve oferecer comida a seus filhotes em um recipiente baixo e raso, como uma forma pequena de torta. Isto ajudará a manter a comida no prato e a minimizar espalhamento de comida por conta de comedores desastrados. Você deve disponibilizar comida sempre fresca, sem reutilizar os restos da última refeição; deixar que a comida felina envelheça vai dar espaço a bactérias que podem causar problemas intestinais sérios em seus gatos.

Benefícios

Introduzir comida sólida aos filhotes de gato desde cedo vai ajudar em seus crescimentos e diminuir a carga de responsabilidades da mãe dos bichanos. Os dentes dos filhotes são muito afiados e podem causar desconforto severo ao amamentar. Alimentar seus filhotes de gato em horários predeterminados os ajudará a assimilar a hora da refeição e a hora de ir ao banheiro, tornando a ambientação caseira deles muito mais fácil. Os filhotes crescerão bastante durante as primeiras semanas de suas vidas e precisarão de nutrição suficiente durante este tempo para encorajar crescimento e desenvolvimento apropriados.

Advertência

Tente não alimentar demais seus gatinhos quando eles começarem a comer comidas sólidas. Muitos deles ficam intrigados com os novos sabores que encontram nestas comidas e comem uma quantidade enorme a cada refeição. Tente limitar o consumo a cinco ou seis mordidas por filhote, aumentando a quantidade gradualmente para evitar constipação. Não mude de repente a comida dos filhotes, pois seus tratos digestivos são muito sensíveis e mesmo mudanças sutis podem causar diarreia severa e vômito.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível