Quando os filhotes de gato estão prontos para serem doados?

Escrito por corey m. mackenzie | Traduzido por lucas moreira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quando os filhotes de gato estão prontos para serem doados?
É necessário esperar que eles estejam prontos (kitten image by AGphotographer from Fotolia.com)

Algumas pessoas dão gatinhos com 6 semanas, mas esse tempo é cedo demais (e é ilegal em alguns lugares). Os filhotes têm necessidades de desenvolvimento das quais a gata mãe e seus irmãozinhos de ninhada atendem muito melhor do que um ser humano poderia. Com 6 semanas, o gatinho está se desenvolvendo rapidamente e precisa de um tempo extra antes que de ser colocado em um novo lar. Além da idade cronológica, os donos devem levar em conta a saúde do filhote de gato e desenvolvimento antes de lhe dar. Como bebês humanos, alguns gatinhos desenvolvem-se mais lentamente do que os outros.

Outras pessoas estão lendo

Identificação

Normalmente você pode dar os gatinhos quando eles estão com 8 semanas de idade e são treinados para usar a caixa totalmente desmamados. Em muitos casos, no entanto, é melhor esperar até que os filhotes tenham 9 ou 10 semanas de idade. A maioria dos criadores de gatos (com pedigree) esperam mais de oito semanas — alguns esperam até que os filhotes tenham 12 semanas. Esperar dá aos gatinhos a chance de amadurecer um pouco mais, para desenvolver boas habilidades sociais jogando com seus irmãos de ninhada, e para terem mais cuidados, o que pode beneficiá-los emocionalmente. Em ninhadas, os gatinhos menores (os mais fracos) demoram um pouco mais de tempo para se desenvolver e devem ser os últimos a serem dados, se possível.

Período de tempo

Gatinhos passam por vários estágios de desenvolvimento antes de estarem prontos para você dá-los. Em primeiro lugar, é claro, há o período de lactação, quando eles estão muito frágeis e dependentes da gata mãe. Em seguida, é a fase de desmame, que normalmente começa com 4 semanas. Durante este tempo, você deve introduzir gradualmente o gatinho aos alimentos secos e enlatados para gatos. Você deve umedecer alimentos secos até que o gatinho possa mastigar bem. Em 8 semanas, um gatinho deve já estar comendo comida para gatos seca com facilidade, usando uma caixa de areia sem muitos acidentes fora da caixa, e brincando normalmente. Gatinhos de 8 semanas são geralmente muito ativos. Sedar filhotes pode fazê-los adoecer, e você deve levar esses gatinhos para um veterinário para checá-los antes de dar.

Tamanho

Gatinhos de oito semanas de idade devem pesar pelo menos um quilo antes de serem adotados. Gatos com pedigree irão pesar um pouco mais ou menos, dependendo da raça. Comprimento e musculatura geral de gatinhos dessa idade pode variar.

Aviso

Filhotes que são tirados de suas mães muito cedo geralmente tem problemas sociais pela vida inteira, o que pode contribuir para problemas de saúde. Evite dar os gatinhos antes que esses completem 8 semanas de idade.

Considerações

É ilegal em muitas áreas dar filhotes, ou vendê-los, antes que eles tenham 8 semanas de idade. Gestações de gatos normalmente duram de 60 a 70 dias. Alguns gatos dão a luz de forma prematura, mas isso não é comum. Gatinhos prematuros ou gatinhos com baixo peso ao nascer (menos de 85 gramas) podem precisar de mais de 8 semanas para desenvolver e amadurecer o suficiente para deixar a mãe. A não ser que a mãe esteja livre de pulgas e de vermes, e tenha vivido dentro de casa toda a sua vida, você deve vermifugar os gatinhos sob a orientação de um veterinário antes de dá-los. Gatinhos comumente pegam lombrigas do leite da mãe gata e tênias de pulgas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível