×
Loading ...

Como filmar um documentário sobre a vida selvagem

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Filmar um documentário sobre a vida selvagem proporciona diversos desafios e perigos para o diretor, desde dilemas relativos aos equipamentos até o alvoroço causado pelos animais. Os canais a cabo, como o Animal Planet, investem pesadamente nesse tipo de atração, fazendo com que o mercado de filmes de animais cresça cada dia mais. Se quiser ser um Steve Irwin ou um David Attenborough, ou apenas oferecer programas sobre a vida selvagem, siga as dicas abaixo.

Instruções

Filme um documentário sobre a vida selvagem
  1. Decida quais animais você quer apresentar em seu documentário e onde ele será filmado. Você pode escolher qualquer lugar. O documentário pode ter como tema a vida selvagem do Pantanal ou da África. Foque-se em suas criaturas favoritas e estude seu habitat fazendo viagens até o local onde elas vivem, como a Amazônia ou selvas australianas.

    Loading...
  2. Entre e contato com organizações relacionadas à natureza, se quiser filmar em locais exóticos. Ligue para grupos como o Afriscreen Films, com sede em Botswana, para o African Productions ou para a International Association of Wildlife Filmmakers, que fornecerão todos os tipos de recursos para documentários sobre a vida selvagem.

  3. Utilize equipamentos apropriados. Você precisará de câmeras para tirar fotos aéreas, se quiser filmar um rebanho selvagem na África, ou de uma câmera à prova d'água se estiver filmando um documentário sobre a vida marinha. Algumas empresas oferecem aparelhos customizados.

  4. Monte sua equipe de produção. Encontre um cinegrafista, assistentes, técnicos de som e outros profissionais que, além de possuírem habilidades para a produção de filme, ainda se interessam muito pela vida selvagem. Um senso corajoso de curiosidade também é de grande ajuda, especialmente se estiver filmando cobras, leões e outras criaturas perigosas.

  5. Adicione gráficos e títulos de pós-produção, quando estiver de volta ao estúdio. Entre em contato com profissionais dessa área ou use um software como o Apple's Final Cut Studio 2 para projetos menores.

Loading...

Recursos

Loading ...
Loading ...