Filmes que deveriam ter ganhado o Oscar

Escrito por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Filmes que deveriam ter ganhado o Oscar
Confira os grandes injustiçados do Oscar (Creatas/Creatas/Getty Images)

A premiação anual da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, mais conhecida por Oscar, é uma festa do cinema norte-americano. A cerimônia, que acontece desde 1928 em Hollywood, Los Angeles, ficou historicamente conhecida por premiar obras cinematográficas de excelência mundial. Mas uma olhada cuidadosa na indústria estadunidense e nos grandes vencedores do prêmio revela que o Oscar é mais sobre bons relacionamentos e campanhas políticas do que sobre melhores filmes. Tanto é que uma série de grandes obras aclamadas pela crítica mundial foram injustiçadas na história do prêmio. Confira os principais filmes que deveriam ter ganhado o Oscar.

Outras pessoas estão lendo

Cidadão Kane (1941)

Um dos exemplos mais recorrentes na hora de avaliar as falhas do Oscar ao escolher o melhor filme do ano se encontra na premiação de 1941. A Academia simplesmente ignorou aquele que seria considerado, até hoje, um dos mais perfeitos filmes já feitos na história do Cinema. "Cidadão Kane", de Orson Welles, marcou um novo conceito de narrativa cinematográfica. Tudo porque o jovem diretor, de então 25 anos, ousou contar uma história de forma não-linear. Ao mesmo tempo, Welles apostou em uma fotografia inovadora e investiu na história de um dos maiores magnatas americanos: William Randolph Hearst, que não gostou e decidiu fazer tudo para boicotar o filme.

Filmes que deveriam ter ganhado o Oscar
O diretor Orson Welles deixou de ganhar a estatueta em uma injustiça histórica (Hulton Archive/Hulton Archive/Getty Images)

Psicose (1960)

Considerado um dos melhores filmes de Alfred Hitchcock, "Psicose" nem sequer foi indicado à categoria de Melhor Filme. Aliás, o diretor foi um dos maiores injustiçados da história da Academia. O inglês nunca ganhou uma estatueta dourada. Na época, suas obras eram tratadas por grande parte do público norte-americano como meros filmes de suspense. Foi apenas a partir de uma revisão crítica de sua obra, feita pelos críticos que integrariam a Nouvelle Vague francesa, que Hitchcock seria reconhecido como um dos maiores mestres do Cinema. Mais uma bola fora histórica da Academia.

Filmes que deveriam ter ganhado o Oscar
Hitchcock nunca ganhou uma estatueta (Reprodução)

2001: uma odisseia no espaço (1968)

Em 1968, a Academia cometeu uma das maiores gafes da história ao excluir uma obra-prima da lista dos melhores filmes. "2001: uma odisseia no espaço", de Stanley Kubrick, ficou de fora das principais categorias. Hoje, o filme é aclamado como a grande obra-prima do diretor. Mas o Oscar, que geralmente tende a excluir das principais premiações gêneros como fantasia e ficção científica, não gostou dele. Para não dizer que foi uma injustiça completa, o filme levou o Oscar de Melhores Efeitos, Efeitos Visuais Especiais, mas nem foi indicado à categoria Melhor Filme.

Filmes que deveriam ter ganhado o Oscar
Stanley Kubrick também faz parte dos injustiçados (Reprodução)

Os Bons Companheiros (1990)

Durante anos, a Academia ignorou a obra de Martin Scorsese, uma das lendas ainda vivas do cinemão norte-americano. A obra dele ficou de lado na premiação em 1976, com "Taxi Driver", e em 1980, com "Touro Indomável". Então vieram os anos 1990 e o novo filme do diretor, "Os Bons Companheiros", era tido como favorito. O filme é uma obra-prima que retrata o violento mundo dos gângsters ítalo-americanos. Mas não foi daquela vez que os filmes de Scorsese brilhariam no tapete vermelho da Academia. O longa foi indicado a seis Oscars, mas só levou um (Joe Pesci como Melhor Ator Coadjuvante).

Filmes que deveriam ter ganhado o Oscar
Um filme de Scorsese só ganhou o prêmio de Melhor Filme em 2006, com "Os Infiltrados" (Reprodução)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível