on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Filmes históricos sobre a Idade das Trevas

Atualizado em 17 abril, 2017

A Idade das Trevas foi um período na história europeia iniciado após a queda do Império Romano do Ocidente em 476 d.C., e encerrado com o início do Renascimento durante o século 14. Essa época foi chamado de "Idade das Trevas" pelo estudioso e poeta italiano Francesco Petrarca, que cunhou a frase para descrever a perda das culturas grega e romana após a queda do Império Romano. Cineastas e produtores criaram filmes baseados em relatos históricos e fictícios desse período. Esses filmes ajudam as pessoas a entender como as pessoas viviam durante essa época.

Muitos filmes sobre a Idada das Trevas exibem castelos e retratam a vida cotidiana das pessoas durante esse período (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Histórico

Alguns historiadores modernos e medievais definem a Idade das Trevas como uma época em que o analfabetismo era generalizado, a guerra, comum, a vida agrária, difícil, além de apontarem a forte influência da Igreja Romana na sociedade. Nesse período histórico, as pessoas viviam sob uma forma restritiva de governo conhecida como feudalismo. O filme de Ridley Scott "Cruzada", produzido em 2005, permitiu que as pessoas pudessem ter um vislumbre do cotidiano durante a Idade das Trevas. Estrelado por Orlando Bloom, a história é um relato fictício sobre a famosa Terceira Cruzada, quando o general muçulmano Saladino recuperou Jerusalém para os sarracenos. Átila, o Huno, é considerado um dos comandantes militares e guerreiros mais famosos da história, e o ator Gerard Butler interpretou esse papel no filme "Atilla", de 2001, produção que conta a sua história. No filme, Attila é apontado como um dos responsáveis pela queda do império romano, que deu início a Idade das Trevas.

Loading...

Lendas

Durante a Idade das Trevas, as pessoas contavam histórias sobre personagens lendárias que lutavam contra a injustiça e conduziam exércitos a grandes êxitos. Muitas destas histórias foram baseadas em personagens históricos, apesar de suas terem sido romantizadas ao longo do tempo. Diversos filmes foram feitos sobre Robin Hood, que pode ou não pode ter sido baseado em uma figura histórica real. Kevin Costner estrelou uma versão de 1992, e Russell Crowe protagonizou uma produção de 2010 sobre esse famoso fora da lei. Em 2009, "A Lenda do Guerreiro Fantasma" baseou-se no relato histórico de assentamentos temporários dos vikings na Groenlândia.

Fantasia

A vida durante a Idade das Trevas não era fácil, e as pessoas se divertiam com danças, músicas, bebidas e histórias sobre poderosos guerreiros, demônios assassinos e dragões temíveis. "A Lenda de Beowulf", lançado em 2007, conta a história de um poderoso guerreiro que precisa lutar contra o demônio Grendel. Esse filme é baseado em um poema escrito por um poeta anglo-saxão anônimo no século 9. Uma adaptação do romance "O Senhor dos Anéis", de J.R.R Tolkien, tornou-se um sucesso de bilheteria em 2001. Estrelado por Elijah Wood, o filme acontece em um período semelhante à Idade Média. Outros filmes, como a série "As Crônicas de Nárnia" e a produção "A Espada e o Feiticeiro", de 1982, foram baseados em em histórias folclóricas comuns durante a Idade das Trevas, na Europa.

Outros filmes

"Rei Arthur", lançado em 2005, foi estrelado por Clive Owen, como o lendário líder britânico. Além disso, há também uma versão de 1980 dessa mesma lenda intitulada "Excalibur", com Nigel Terry. "Rei Arthur" foi inspirado em lendas e mitos que surgiram após a queda de Roma. Mel Gibson foi o heroico guerreiro irlandês William Wallace, que combateu os britânicos antes de finalmente ser decapitado, em "Coração Valente", produção de 1997. Heath Ledger estrelou "Coração de Cavaleiro", em 2001, e Martin Lawrence figura em "Loucuras na Idade Média", comédia de 2001. Enquanto as pessoas ainda tiverem interesse sobre esse importante período da história, Hollywood provavelmente continuará a fazer filmes sobre a Idade das Trevas.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...