×
Loading ...

Filmes indispensáveis para entender o espiritismo

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Introdução

O espiritismo é uma doutrina religiosa, filosófica e científica baseada nos estudos do professor francês Allan Kardec (1804 - 1869) sobre a mediunidade, as manifestações de espíritos desencarnados e o Evangelho de Jesus Cristo. Após dedicar-se ao estudo intensivo das manifestações espíritas ao longo de 15 anos, Kardec fundamentou a doutrina em cinco livros, sendo o primeiro e mais destacado, o Livro dos Espíritos. Nem todos vão ler toda esta bibliografia, mas é possível entender um pouco melhor os conceitos do espiritismo com esta seleção de filmes sobre o tema que nós preparamos. A maioria dos títulos pode ser encontrada facilmente em locadoras. Confira.

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Chico Xavier - O Filme (Brasil, 2010)

Esta cinebiografia, dirigida por Daniel Filho e com Nelson Xavier no papel principal, conta a história de Chico Xavier, tido como o maior médium brasileiro de todos os tempos. Francisco Candido Xavier, mineiro de Pedro Leopoldo, nasceu em 1910 e aos 17 anos começou a desenvolver-se como médium. Ao longo de seus 92 anos, Chico psicografou mais de 400 livros, recitados a ele por espíritos. Mas ele nunca lucrou com as obras publicadas, pois não se considerava autor dos livros. Chico doava todo o dinheiro arrecadado com a venda das obras à Federação Espírita e também ajudava pessoas necessitadas.

Pixland/Pixland/Getty Images

As Mães de Chico Xavier (Brasil, 2011)

O filme conta a história de três mães que tiveram suas vidas transformadas pelo contato com Chico Xavier (novamente intepretado por Nelson Xavier): Lara (Tainá Muller) que se depara com uma gravidez indesejada; Ruth (Vya Negromonte) em desepero por seu filho Raul que está envolvido com as drogas e Elisa (Vanessa Gerbelli), mãe dedicada ao filho tentando superar a ausência do marido. Em busca de respostas e conforto, estas mulheres procuram o médium, o que promove mudanças profundas em suas vidas. O longa dirigido por Glauber Filho é baseado em histórias reais e no livro do jornalista Marcel Souto Maior, "Por trás do véu de Isis".

Dynamic Graphics Group/Dynamic Graphics Group/Getty Images

Bezerra de Menezes - O Diário de um Espírito (Brasil, 2008)

O filme de Glauber Filho e Joe Pimentel conta a história de Bezerra de Menezes (Carlos Vereza) um personagem real do século XIX, natural de Riacho do Sangue, Ceará. Estudou medicina no Rio de Janeiro e ficou conhecido como o médico dos pobres, pois nunca negava auxílio a uma pessoa em necessidade. Com sua conduta forte contra a escravatura, seu caráter íntegro e sua devoção às causas humanitárias, desenvolveu uma importante carreira política. Era espírita confesso e defendia a duras penas a aceitação da doutrina em um momento em que o espiritismo ainda enfrentava muito preconceito, sendo associado à bruxaria e outros ritos pagãos.

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Além da Vida (Estados Unidos, 2010)

Clint Eastwood dirige este filme que traz na trama central George (Matt Damon), um operário com sensibilidade mediúnica que por traumas do passado dá as costas para o dom. Mas George não consegue deixar tudo para trás como gostaria, sendo constantemente procurado por pessoas em aflição que tentam lidar com a perda de entes queridos, buscando explicações para a morte e fazer contato com aqueles que se foram. George reluta, mas acaba ajudando estas pessoas a se conectarem com o mundo além da vida, se reconectando com sua mediunidade e tentando ficar em paz com o seu passado.

Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images

O Filme dos Espíritos (Brasil, 2011)

Este longa de Michel Dubret se baseia no primeiro livro de Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, que fundamenta a doutrina espírita. A história gira em torno de Bruno (Reinaldo Rodrigues), um homem que após a morte de sua mulher perde o emprego e se encontra à beira do suicídio. Em meio ao caos de sua vida, ele encontra O Livro dos Espíritos. A partir deste momento, Bruno entra em contato com o mundo espiritual, explorando temas importantes da doutrina como a origem da vida e a existência após a morte, o que promove uma profunda mudança em sua vida. Participam também Nelson Xavier, Ana Rosa, Etty Fraser e grande elenco.

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Allan Kardec - O Educador (Brasil, 2005)

Este documentário de Edson Audi conta a história do pai da doutrina espírita, Allan Kardec. O professor francês originalmente batizado Hippolyte Leon Denizard Rivail mudou de nome após se aprofundar na mediunidade, passando a usar seu nome de uma encarnação anterior. Rivail (1804 – 1869) era um estudioso de aritmética que não se deixava surpreender facilmente, mas após assistir a várias demonstrações de mesas que se moviam e corriam pelas salas, passou a teorizar sobre o que havia presenciado até se dar por convencido da existência dos espíritos e de sua comunicação com o mundo dos vivos, o que registrou em livros que formam a base da doutrina até hoje.

Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images

O Espiritismo: De Kardec aos Dias de Hoje (Brasil, 1995)

Em um misto de reconstrução histórica documental intercalada a entrevistas e depoimentos, o filme de Marcelo Taranto, narrado por Aracy Balabanian, traça uma breve história do espiritismo a partir da obra de Allan Kardec, estudioso que estruturou a Codificação Espírita, até os dias atuais. De maneira didática, o filme apresenta os conceitos básicos da doutrina, as interpretações sobre vida, morte e reencarnação, o contato com os espíritos e o desenvolvimento da religião ao longo dos anos, fazendo um painel sobre o desenvolvimento e a expansão da doutrina desde sua origem na França do século 19 até a atualidade.

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Nosso Lar (Brasil, 2010)

O filme de Wagner de Assis, com Ana Rosa, Othon Bastos e Paulo Goulart no elenco, se baseia nos depoimentos do espírito André Luis a Chico Xavier, que lhe contou sobre a existência da “Colônia Espiritual Nosso lar”. Sem saber que havia desencarnado, André (Renato Prieto) chega ao mundo espiritual, num primeiro momento no umbral, instância onde os espíritos vão após deixarem a Terra para reavaliar suas atitudes do passado, para então ser levado ao Nosso Lar, uma cidade em outra dimensão. Segundo o espiritismo, existem outros planos fora da Terra, onde os espíritos vivem de maneira semelhante a quando estavam “vivos” (encarnados), sentindo fome, sono, frio e outras emoções.

George Doyle/Stockbyte/Getty Images

Divaldo Franco – Humanista e Médium Espírita (Brasil, 2004)

Divaldo Franco é um importante médium brasileiro e palestrante espírita reconhecido mundialmente por sua dedicação à doutrina e às causas humanitárias. O filme de Oceano Vieira de Melo conta a trajetória do médium nascido em 1927, em Feira de Santana, Bahia, suas primeiras manifestações mediúnicas quando ainda era criança, a criação do Centro Espírita Caminho da Redenção, o surgimento da obra social de apoio a crianças e jovens carentes Mansão do Caminho, entre outros grandes feitos. Franco tem centenas de livros publicados – a maioria ditada por espíritos – e o lucro de todas as publicações é revertido integralmente à instituição.

Dynamic Graphics Group/Dynamic Graphics Group/Getty Images

E a Vida Continua (Brasil, 2012)

Inspirado no 13º livro ditado pelo espírito André Luis a Chico Xavier, a obra fecha a série de livros “A vida no mundo espiritual”. “E a vida continua”, filme de Paulo Figueiredo, narra a história de duas pessoas enfrentando momentos de grande tristeza, Evelina (Amanda Acosta) e Ernesto (Luiz Baccelli). Eles acabam se conhecendo por acaso quando ele para para ajudá-la com seu carro quebrado na estrada. Deste encontro imprevisível nascerá uma forte amizade, que será levada à outra dimensão após a morte de ambos. Eles enfrentarão muitas dificuldades, aprendizados e descobertas no além-vida, e verão como nada é obra do acaso.

Digital Vision./Digital Vision/Getty Images

Eurípedes Barsanulfo - Educador e Médium (Brasil, 2000)

Este documentário conta a vida, a influência, as obras e o legado do professor Eurípedes Barsanulfo (1880 – 1918), um importante médium e educador brasileiro. A partir de depoimentos e material de arquivo, o pesquisador espírita Oceano Vieira de Melo reconstruiu a trajetória de Eurípedes, médium dedicado à doutrina que deixou vários discípulos ao partir deste plano espiritual. No campo da educação, o professor instituiu importantes mudanças quando lecionava no colégio Allan Kardec, como as aulas em salas mistas, o fim das punições físicas aos alunos e a inclusão de matérias fora do currículo tradicional como astronomia, filosofia e botânica.

Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

O Pássaro Azul (Estados Unidos, 1940)

Este clássico do cinema norte-americano, protagonizado por Shirley Temple e dirigido por Walter Lang, é dado como um dos filmes não produzidos dentro da doutrina que mais fielmente mostram conceitos do espiritismo. A maior parte do filme se passa no mundo dos sonhos, onde a pequena Mityl vive muitas aventuras com seu irmão Tyltyl, sempre guiada e protegida por Luz, um espírito iluminado encarnado em uma bela jovem. Na busca do pássaro azul da felicidade, as crianças vão viajar pelo passado, presente e futuro, cruzando vários símbolos do espiritismo apresentados de maneira lúdica, como a Terra da Lembrança, onde encontram seus avós já falecidos.

Photos.com/Photos.com/Getty Images

A Viagem (Estados Unidos, 2012)

Este filme de ação dirigido por Lana Wachowski, Tom Tykwer e Andy Wachowski mistura preceitos do espiritismo com ficção científica, mas mesmo não sendo uma produção de caráter espírita propriamente, apresenta muitos conceitos da doutrina de maneira clara, como a reencarnação, a conexão entre os espíritos em várias encarnações e o efeito de ações do passado no momento presente, como reconheceu a Federação Espírita Brasileira. Com grande elenco (Tom Hanks, Halle Berry, Jim Sturgess, Hugh Grant) e muitos efeitos especiais, conta seis histórias que se passam em lugares e momentos diferentes, levando os protagonistas de cada história a se reencontrarem em diferentes contextos ao longo dos séculos.

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Ghost, Do Outro Lado da Vida (Estados Unidos, 1990)

Este clássico, ganhador de dois Oscars, embora não tenha sido produzido no marco do espiritismo, também ilustra bem conceitos importantes da doutrina, como afinidade espiritual, contatos mediúnicos e perturbação espiritual após a morte. Dirigido por Jerry Zucker, conta a história do amor interrompido de Molly Jensen (Demi Moore) e Sam Wheat (Patrick Swayze). Sam morre após um assalto e descobre que o acontecido não foi um acidente, por isso busca a ajuda da médium Oda Mae Brown, vivida por Whoopi Goldberg, para avisar sua amada de que ela corre perigo.