on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Filmes sobre caminhões

Filmes sobre caminhoneiros não são tão famosos quanto filmes sobre piratas ou policiais, mas são presença garantida na história dos filmes norte-americanos. Muitos deles são feitos com orçamentos reduzidos. Praticamente nenhum filme do gênero foi um grande sucesso de bilheteria, com exceção de um que alcançou o quarto lugar em 1977, o ano de lançamento de Guerra nas Estrelas.

O sistema de comunicação por rádio dos anos 1970 originou diversos filmes sobre caminhões (Truck image by JASON WINTER from Fotolia.com)

Agarra-me se Puderes

Agarra-me se Puderes foi o quarto colocado na arrecadação de bilheterias atrás de Star Wars. Estrelado por Burt Reynolds, Sally Field e Jackie Gleason, mas nenhum dos três atores interpreta um motorista de caminhão. A história acompanha o personagem de Reynolds, contratado para garantir que uma carreta transportando cervejas atravesse a fronteira do estado enquanto impede que um xerife interpretado por Gleason o pare, a qualquer custo.

Loading...

Dentro da Noite

Esse filme sobre caminhões possui duas das maiores estrelas de todos os tempos: Humphrey Bogart e George Raft. Os dois interpretam caminhoneiros que devem batalhar com rivais e cobradores enquanto tentam manter a sua empresa funcionando. O filme foi lançado em 1940.

Encurralado

Encurralado é um filme feito direto para a TV, dirigido por Steven Spielberg quatro anos antes do lançamento de Tubarão. O caminhoneiro do filme nunca é visto. Seguindo a mesma proposta utilizada com o tubarão depois, Spielberg transforma o caminhão em um predador que tenta destruir seres humanos. O filme é estrelado por Dennis Weaver, interpretando um motorista perseguido pelo caminhoneiro desconhecido.

Handle With Care

Handle With Care (Manuseie com cuidado, em tradução livre) foi um filme feito em uma época em que o sistema de comunicação por rádio estava em alta com o título "Citizen's Band". A novidade desapareceu durante o lançamento e o título foi modificado. O filme, estrelando um elenco famoso, é mais focado em caminhoneiros do que caminhões em si, mas eles são elementos vitais na história. O filme nunca foi lançado oficialmente no Brasil.

Comboio

O filme Comboio é baseado na música "Convoy", que iniciou a moda das transmissões por rádio na América. Um comboio de 1,6 km é o centro da história que também aborda um xerife explorador perseguindo um dos personagens. Diferentemente de Agarra-me se Puderes, o personagem perseguido é um caminhoneiro.

Big Rig

Big Rig (Caminhões grandes, em tradução livre) difere dos outros filmes da lista por ser um documentário sobre motoristas de carretas reais. Ele mostra a vida diária de um caminhoneiro e exibe informações sobre o serviço em entrevista com os profissionais e outras pessoas por sua rota. O filme foi lançado em 2008 e se tornou parte da seleção especial do Festival Internacional de Seattle. Não foi lançado oficialmente no Brasil.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...