Mais
×

Como filtrar cerveja caseira

A expansão da cerveja artesanal e das microcervejarias durante as últimas décadas levou a um interesse renovado pela fabricação caseira de cervejas. Muitos kits para fazer cerveja em casa estão disponíveis, mas é o conhecimento do processo que levará aos melhores resultados. Um passo do processo é filtrar a cerveja. Além de precisar do equipamento correto para filtrar sua cerveja caseira, conhecer o processo de fermentação, especialmente o tempo do seu estilo de cerveja (por exemplo: pilsner, stout, porter) também são aspectos importantes da filtragem.

Instruções

Alguns fabricantes artesanais preferem não filtrar a cerveja (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. A filtragem pode acelerar artificialmente o processo de envelhecimento da cerveja e mudar o sabor do resultado desejado. Deixe que ela fermente completamente e depois faça uma segunda fermentação por mais duas ou três semanas para garantir que a filtragem não arruíne sua cerveja.

  2. Antes de começar o processo de filtragem, você deve decidir sobre o tipo de filtro desejado. Eles variam em tamanho, mas a maioria dos filtros para cerveja artesanal terá 5 mícrons. Quanto menor o tamanho, mais fina será a filtragem. Para a maioria dos objetivos, 1 mícron é suficiente. Mais que 5 mícrons pode deixar partículas visíveis na cerveja. Menos que 0,5 mícrons pode filtrar os agentes que dão sabor.

  3. Depois que você deixar sua cerveja fermentar pelo tempo sugerido de duas a três semanas, transfira-a para um barril.

  4. Coloque a tubulação de filtro entre o barril cheio e o barril em que será despejada.

  5. Use um pressurizador de baixo teor de dióxido de carbono para empurrar a cerveja através do filtro para o barril desejado.

  6. Depois de filtrar, remova o ar de cima algumas vezes, depois refrigere o barril para forçar o carbonato, como você faria com qualquer outro barril.

O que você precisa

  • Lote da cerveja caseira
  • Filtro
  • Dois barris
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article