Mais
×

Como fazer um filtro de água com carvão ativado

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O carvão ativado é uma das substâncias mais amplamente utilizadas para filtrar a água. Usado tanto em água potável quanto em aquários, ele é muito poroso. Devido a esta propriedade, o material de filtragem prende e retém impurezas, deixando passar a água limpa. Muitas empresas de filtragem de água aproveitam isto enchendo seus filtros com carvão ativado. Agora você pode utilizá-lo para fazer seu próprio filtro de água em casa.

Instruções

Você pode fazer seu próprio filtro de água em casa (splash of water glass image by OMKAR A.V from Fotolia.com)
  1. Limpe e esterilize o jarro de vidro com uma solução de oito gotas de água sanitária por litro de água.

  2. Coloque o filtro de café no fundo do jarro, certificando-se de que a torneira fique coberta.

  3. Compre um saco de 900 g de carvão ativado em uma loja de artigos para aquários. Embeba o carvão ativado em água por 15 minutos para que ele fique saturado.

  4. Encha ¾ partes do jarro de vidro com o carvão saturado, deixando um espaço na parte superior como um reservatório para água.

  5. Encha o jarro com água. Nunca coloque mais da metade da capacidade de cada vez. Ao fluir para fora da torneira na parte inferior, a água passará através do carvão e será filtrada.

Dicas

  • Guarde o carvão que houver sobrado para trocar a cada três a seis meses, quando o carvão ativado no seu filtro estiver esgotado.
  • Para encontrar jarro de vidro adequado, procure os jarros de chá que geralmente são vendidos em lojas de utensílios domésticos.

O que você precisa

  • Jarro de vidro com uma torneira na parte inferior
  • Filtro de café comercial
  • 900 gramas de carvão ativado
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article