Por que meu filtro do aquário parou de funcionar?

Escrito por debbie campbell | Traduzido por marcela torquato maciel
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que meu filtro do aquário parou de funcionar?
Aquário (Patrick Ryan/Lifesize/Getty Images)

O filtro é, provavelmente, a peça mais importante de todo equipamento do aquário. Se percebeu que seu filtro parou de funcionar adequadamente é fundamental descobrir a causa e corrigir o problema.

Outras pessoas estão lendo

Por que o filtro é tão importante?

O filtro remove ou neutraliza os resíduos e areja a água do tanque. Se qualquer uma dessas funções é interrompida, você não tem muito tempo - provavelmente alguns dias, no máximo - para que as alterações comecem a afetar a qualidade da água e a saúde dos seus animais de estimação.

Sinais de perigo

Uma variedade de sinais podem dizer que o filtro não está funcionando. Às vezes, as peças do sistema farão ruídos estranhos. Talvez o fluxo de água seja maior ou menor do que o normal. Muitos filtros usam bombas de ar - dificultando ver o fluxo normal de bolhas, ou a bomba pode estar funcionando sem ruídos. A primeira coisa a se fazer para encontrar o problema é verificar se há falha mecânica.

Solução de problemas

Verifique o sistema para certificar-se de que ele está ligado corretamente; as conexões podem se desgastar ao longo do tempo ou desplugarem. Verifique se alguma peça está solta. Verifique se a tomada se soltou. Se você usa uma bomba de ar, examine todas as partes das conexões da bomba e tubo de ar.

Se tudo está ligado corretamente, mas o filtro não funciona, ele pode ter ficado entupido. Procure por tubos bloqueados ou pedras porosas sujas. Se você tiver um filtro de fundo, extraia um cascalho usando um aspirador para este propósito. Se é um filtro que usa ferramentas tais como uma fonte ou um filtro em caixa, verifique o fio de algodão ou elementos filtrantes para procurar resíduos que estão parando o sistema. Lave, se necessário.

Sem problemas mecânicos

Se o filtro está funcionando, mas não está completamente perfeito porque a água está turva ou cheira mal, você pode ter o que é chamado de "boom de bactérias", onde os níveis de bactérias sobem devido ao acúmulo de resíduos. Tente tirar 30% da água e também limpe o filtro por sifonagem do cascalho ou lavagem de meio filtro. Certifique-se de que não há algo preso no aquário ou algo podre, como restos de comida, peixes mortos, plantas mortas ou algo que caiu lá dentro. Além disso, revise a temperatura da água e a quantidade de peixes que você tem para possíveis problemas de superlotação. Se nenhum destes fatos corrigirem o problema ou isso acontecer mais vezes, use um kit de teste para determinar se ocorreu algum tipo de desequilíbrio na química da água.

Aviso

Esteja familiarizado com o seu sistema para que você saiba quando alguma coisa anormal está acontecendo. Realize a manutenção regular, incluindo verificações visuais diárias para certificar-se de que tudo está funcionando bem. Isso permitirá que você resolva alguns problemas antes mesmo de acontecerem, tratando do sistema mais cedo, antes de fazer muito dano.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível