Mais
×

Filtros para remover odores de fumaça

Atualizado em 17 abril, 2017

Os sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado de uma casa ou prédio fazem mais do que simplesmente mudar a temperatura do ar. Esses sistemas também filtram o ar que os habitantes respiram. Além de remover a poeira, pólen e outras partículas do ar, um sistema assim pode remover cheiros de fumaça do prédio. Um dos odores mais persistentes é o de fumaça de cigarro.

De acordo com a American Lung Association, aproximadamente 430.000 americanos morrem a cada ano por motivos atrelados ao tabagismo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Filtros de carbono ativado

Filtros de carvão ativado são instalados em aparelhos de ar condicionado e de aquecimento e removem não apenas cheiro de fumaça, mas também outros odores, como os de animais ou lixo. O carvão ativado é criado quando tratado em processos de alta temperatura, que cria milhões de poros no carvão, onde os contaminantes ficam aprisionados. Apesar de sua capacidade de remoção de odores, esses filtros não são tão eficientes para poeira como os filtros comuns.

Placas de carvão

Para prédios e casas onde o odor e a poeira são um problema, as placas de carvão são uma opção. Elas são instaladas com o filtro plissado. Isso permite que a remoção de odores de fumaça do carvão se alie à do filtro plissado, que é mais eficaz com poeira e outras partículas. Ainda que esse método seja melhor para a remoção de partículas, se comparado ao carvão ativado, as placas são menos eficazes contra os cheiros causados pela fumaça.

Ventilação externa

Embora os filtros presos ao ar condicionado possam reduzir o odor de fumaça significativamente, é pela ventilação direta para o exterior que o cheiro é realmente removido. Esse sistema de ventilação é muito parecido com os exaustores encontrados em banheiros. Um ventilador poderoso puxa o ar da área e envia para o exterior em vez de circulá-lo, como fazem os refrigeradores de ar. Quando colocados diretamente sobre a fonte de fumaça (como áreas de fumante), são um modo muito eficaz de minimizar os odores no resto do prédio.

Filtro UV

Um novo modo de filtragem para reduzir o cheiro de fumaça é o baseado em filtros UV. Esses sistema utilizam uma fonte de luz ultravioleta instalada na lateral ou no retorno do ar frio do ar condicionado. A luz esteriliza o ar, removendo não apenas o cheiro de fumaça, mas também matando as bactérias, mofo, vírus, pólen e outros mais. De qualquer modo, para ser eficaz, o ventilador deve ser ativado o tempo todo, mesmo quando a mudança de temperatura não for necessária.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article