Mais
×

Como finalizar costuras com um ponto zigue-zague

Atualizado em 17 abril, 2017

Finalizar uma costura reta corretamente dá um ar profissional ao trabalho, bem como aumenta a durabilidade da peça - o que é especialmente importante em roupas de crianças ou peças muito usadas. Um dos acabamentos mais rápidos e simples é o ponto zigue-zague. O ponto encerra a sobra da costura, reduzindo o desfiamento e volume desnecessário de sobra em peças bem construídas.

Instruções

Use o ponto zigue-zague para dar à costura um acabamento durável e elegante (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Selecione o ponto zigue-zague em sua máquina. Dependendo do modelo, você precisará apertar um botão (em máquinas computadorizadas) ou girar uma peça (em máquinas mecânicas).

  2. Ajuste o comprimento e largura do ponto para 3 mm. Teste-o em um retalho. Ajuste a largura e o comprimento em incrementos iguais. Quanto mais delicado o tecido, menor o comprimento do ponto, e vice-versa.

  3. Gire a roda de mão na extremidade direita da máquina, movendo uma rotação completa do ponto até que a agulha esteja embaixo no lado direito do ponto - o "zague". Coloque a borda direita da sobra de costura contra a agulha. Isto garante que o "zague" do ponto caia um pouco além da borda do tecido, cobrindo a borda descosturada da sobra de costura.

  4. Costure ao longo de todo o comprimento da sobra de costura. Dê um nó nas pontas da linha em ambas as extremidades e corte o excesso.

O que você precisa

  • Máquina de costura
  • Tesoura
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article