Mais
×

Como fazer fintas no futebol

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Boas fintas e dribles são úteis a todos os jogadores em campo, não apenas aos laterais e meio-campistas. Quando os zagueiros estão sob pressão dos atacantes adversários, podem recuar a bola para o goleiro ou, se forem habilidosos o suficiente, podem usar uma finta para se livrar do marcador. Por outro lado, os jogadores ofensivos podem usá-los para atravessar a linha defensiva do outro time e criar oportunidades de gol.

Instruções

Boas fintas e dribles são úteis a todos os jogadores em campo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Aprenda a técnica adequada do movimento antes de tentar qualquer finta ou drible. Ser um driblador confiante é essencial para se tornar um jogador habilidoso.

  2. Execute mudanças bruscas em sua velocidade assim que receber a bola e passar por seu marcador. Quando estiver com a bola você terá uma vantagem automática, pois o adversário deverá reagir a cada um de seus movimentos. Alterar a velocidade cria tempo para se mover em torno dele.

  3. Faça cortes laterais bruscos quando estiver driblando. Semelhante à mudança de velocidade, mover-se abruptamente de um lado para outro o coloca no controle da situação e, muitas vezes, deixa seu marcador desorientado.

  4. Mova a bola ao redor de seu corpo para protegê-la do adversário e criar oportunidades de passe ou chute. Rivelino, Maradona e Scotch faziam fintas movendo a bola em torno de seu corpo e da perna de apoio, protegendo-a de seus oponentes.

  5. Olhe para seu oponente antes de executar um drible ou finta. A posição dos pés de seu adversário e a distribuição de seu peso o ajuda a decidir qual o caminho dará à bola, a fim de desequilibrá-lo.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article