×
Loading ...

Como fixar uma cuba de embutir em uma bancada de granito

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

À primeira vista, a instalação de uma cuba de embutir em uma bancada de granito pode parecer um serviço difícil. Abaixo da bancada, segurando a pia no lugar, estão uma série de braçadeiras ao redor da cuba, presas firmemente com um adesivo epóxi. Apesar de uma conexão à base de cola possa parecer frágil, o adesivo usado é um componente epóxi de duas partes que assegurará sua fixação mesmo quando a pia estiver cheia de água e pratos. Somado a isso, uma junta arrematada com massa de calafetar de silicone evita vazamentos, proporcionando um uso livre de problemas que durará por anos.

Instruções

Uma cuba de embutir sob um tampo de granito traz uma aparência elegante à sua cozinha (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
  1. Use uma escova para limpar toda a sujeira oriunda do corte do buraco para a cuba durante o processo de fabricação da bancada. Esse pó de granito pode interferir no desempenho do adesivo que prenderá a pia no lugar. Escove ao longo da parte de baixo da bancada para remover a sujeira e, em seguida, limpe-a com um pano.

    Loading...
  2. Pressione a cuba no lugar adequado sob a bancada, com sua borda em torno da borda do corte no granito. Peça a um assistente para manter a pia no lugar, ou coloque algo abaixo dela para apoiá-la.

  3. Coloque a ripa de 5 por 10 cm no topo do granito, no sentido da largura da bancada, de forma que ele passe bem acima dos furos dos ralos da pia. Coloque um grampo sargento através do buraco do ralo e sobre a ripa; use dois grampos no caso de cubas duplas. Aperte-os ligeiramente para manter a pia no lugar. Ajuste a posição da cuba, se necessário, para ter certeza de que ela está uniformemente colocada abaixo do corte no granito. Aperte os grampos um pouco mais para manter a pia firmemente no lugar.

  4. Coloque as braçadeiras ao longo da borda da cuba na parte de baixo do granito. Marque o local dos furos da peça na bancada com um lápis de cera. Marque os locais de quatro braçadeiras espaçadas uniformemente ao longo de cada lado da pia. Remova o ralo e reserve.

  5. Faça os furos de montagem nos pontos marcados com a profundidade das ancoragens para a pia. Limpe os orifícios do pó de granito com uma escova e um pano.

  6. Misture o epóxi em um recipiente e aplique-o nas ancoragens, colocando-as nos orifícios perfurados. Permita que o epóxi seque por dez minutos.

  7. Coloque uma linha de massa para calafetar de silicone ao longo da borda da cuba, no local onde ela se encontra com a bancada de granito. Cubra o perímetro completamente com uma linha contínua para ter certeza de que não haverá interrupções que possam permitir a passagem da umidade.

  8. Recoloque a cuba abaixo do buraco cortado.

  9. Aplique o adesivo epóxi nas braçadeiras, no local onde elas irão entrar em contato com a borda da cuba. Coloque-as sobre as bordas e através das ancoragens. Fixe-as no lugar com parafusos através dos orifícios das braçadeiras e das ancoragens. Aperte o parafuso para prendê-las firmemente e espere que o epóxi endureça completamente durante a noite antes de conectar o encanamento da pia.

Loading...

Dicas

  • Devido à possibilidade de quebrar o granito, peça para um profissional cortar a bancada para você, caso não se trate de uma instalação em bancadas previamente cortadas.

Aviso

  • Use luvas de proteção e óculos de segurança durante todo o processo de instalação para evitar lesões. Use uma máscara quando for lidar com o adesivo para minimizar a inalação de vapores nocivos.

O que você precisa

  • Escova
  • Pano
  • Massa para calafetar de silicone
  • Pistola aplicadora de massa para calafetar
  • Ripa de 5 x 10 cm maior que a abertura da bancada
  • 2 grampos sargento
  • Lápis de cera
  • Furadeira
  • Brocas
  • Ancoragens
  • 6 a 8 braçadeiras para pias
  • Parafusos
  • Adesivo epóxi em duas partes
  • Assistente (opcional)

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...