O que é um flanelógrafo?

Escrito por tracey bleakley | Traduzido por felipe antonio de souza
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é um flanelógrafo?
Flanelógrafos são normalmente usados em aulas de pré-escolar como um instrumento para contar histórias (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O flanelógrafo é um complemento muito útil para qualquer sala de aula pré-escolar ou jardim de infância. Muitas vezes usado durante a hora de atividades em círculos, flanelógrafos são uma ótima maneira de dar às crianças mais jovens experiências de aprendizagem concretas. Eles podem ser usadas para muitas atividades diferentes, são fáceis de fazer e têm um custo razoável.

Outras pessoas estão lendo

Definição

Um flanelógrafo é uma prancha que normalmente é coberta com flanela ou feltro e apoiado em um cavalete. É normalmente usado em aulas de pré-escolar como um instrumento para contar histórias.

Uso

Os professores muitas vezes usam flanelógrafos para aprimorar a narrativa. Eles podem usar imagens dos personagens e outras partes importantes da história para ilustrar enquanto leem. Flanelógrafos também são usados ​​para "representar" canções e poemas. Eles podem ser usados ​​para demonstrar os conceitos de ciência e matemática para crianças pequenas, como o ciclo de um sapo ou borboleta ou adição. Eles também são normalmente usados ​​na escola dominical para contar histórias da Bíblia. Flanelógrafos também podem ser usados em meio aos estudantes de modo que os alunos possam manipular as peças, proporcionando uma aprendizagem prática.

Benefícios

Há muitos benefícios ao usar flanelógrafos na sala de aula. Eles tornam o aprendizado mais visual para os jovens estudantes e os alunos se lembram do que aprenderam melhor. Flanelógrafos são mais rentáveis do que alguns outros auxiliares para sala de aula. Eles podem ser usados ​​repetidas vezes para uma ampla variedade de atividades e você pode facilmente mudar as peças de atividade para atividade. É também fácil de fazer seu próprio flanelógrafo para narrar pedaços de histórias.

Como fazer um flanelógrafo

Fazer o seu próprio flanelógrafo é fácil. Você vai precisar de madeira ou papelão e um pedaço de feltro ou de flanela que seja grande o suficiente para cobrir a frente da prancha e que seja possível enrolar para trás para ser anexado. Pegue o seu pedaço de madeira ou papelão pesado e cubra-o na flanela ou feltro. Anexe o material para trás usando fita adesiva, uma pistola de grampo ou uma pistola de cola quente.

Como fazer peças para flanelógrafo

Você pode fazer pequenas peças de papel ou feltro. As peças de feltro podem ser cortadas e decoradas. Eles não precisam de nada na parte de trás, pois feltro irá grudar com feltro. Para pedaços de papel, use papel pesado, como papel de construção ou cartolina. Pinte-os e depois corte-os. Adicione um pedaço de velcro na parte de trás e está pronto.

Alternativas

Uma alternativa fácil para o uso do flanelógrafo é usar algo com uma superfície magnética, como uma assadeira e colocar fita magnética no verso de suas peças da história, em vez de velcro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível