×
Loading ...

Como usar um flangeador

Atualizado em 19 julho, 2017

Uma ferramenta especial que quem faz seus próprios reparos deve possuir é o flangeador. Com ele é possível fazer um trabalho profissional na substituição das linhas de freio ou tubos de refrigeração. Isso seria muito mais difícil sem esta ferramenta, porque é quase impossível encontrar um tubo de aço com o comprimento correto. O flangeador produz a melhor vedação e é a maneira mais eficiente de alargar a extremidade da tubulação.

Instruções

O flangeador facilita muito o trabalho com linhas de freio e tubos de refrigeração (Photos by KKLowell)
  1. Use um cortador de tubos para ter o comprimento desejado da tubulação. Remova quaisquer rebarbas na extremidade do corte. Deslize a porca pelo tubo, encaixando-a por sua parte hexagonal.

    Loading...
    Ajuste a ponta do tubo à espessura do adaptador
  2. Desprenda a porca do flangeador e insira o tubo na abertura apropriada da braçadeira. Coloque o adaptador de tamanho correto na extremidade proeminente do cano, permitindo que esta parte sobressalente se ajuste com a espessura do adaptador. Aperte as porcas da ferramenta com força, mantendo as metades da braçadeira paralelas.

    Encaixe o tubo na abertura apropriada da braçadeira
  3. Coloque uma pequena quantidade de fluido de freio no adaptador e insira-o dentro do tubo.

  4. Encaixe a ferramenta de alargamento na braçadeira, certificando que a sua rosca encaixe no adaptador. Em seguida, trave o instrumento na braçadeira. Gire o parafuso no sentido horário até o adaptador se assentar no tubo. O aperto final torna-se mais fácil se você prender a estrutura em um torno, caso tenha um.

    Gire o parafuso da ferramenta de alargamento para o adaptador se assentar no tubo
  5. Solte o parafuso e retire o adaptador. A extremidade da tubulação deve parecer uma bolha neste momento.

    A ponta do tubo deve adquirir uma forma de bolha
  6. Posicione o flangeador no ponto de entrada do tubo, centralizando-o. Gire o parafuso no sentido horário e aperte até que o cone esteja completamente no final.

  7. Retire a ferramenta de alargamento e inspecione a ponta da tubulação. O alargamento deve estar proporcional em toda a extremidade e sem rachaduras ou fendas. Remova o tubo da braçadeira.

    Ao final do processo, a extremidade do tubo adquire um alargamento perfeito
Loading...

Aviso

  • Sempre verifique com cuidado se há rachaduras no alargamento. Se houver, não utilize o tubo.

O que você precisa

  • Flangeador
  • Fluido para freios
  • Cortador de tubos
Loading ...
Loading ...